OPINIÃO

Potira Hermuche é professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Geografia (UnB) e em Ciências Ambientais (UFG).

Potira Hermuche

Os campi universitários são recortes das cidades, demandando estratégias e desenvolvendo problemas, especialmente ambientais, semelhantes aos de áreas urbanas em menor escala cartográfica. Atualmente, fatores bióticos e abióticos têm sido negligenciados em muitas políticas de desenvolvimento sustentável, com ênfase para as limitações e aptidões da paisagem no contexto do planejamento territorial, o que resulta em uma gestão fragilizada do território.

Dessa forma, considerar a paisagem e os recursos naturais no planejamento do Campus Darcy Ribeiro implica em contribuir para a melhor qualidade ambiental e, consequentemente, maior qualidade de vida da comunidade acadêmica, atendendo, inclusive, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

O eixo de trabalho “Conservação e Gestão Sustentável de Recursos Naturais, de Áreas Protegidas e demais Áreas Verdes” tem como principal objetivo o desenvolvimento de estratégias para sustentabilidade com foco, neste primeiro momento, na situação da conservação e gestão sustentável de recursos naturais, áreas protegidas e áreas verdes associadas ao Campus, além da gestão dos resíduos sólidos, com base em informações de dados primários e secundários.

O estudo abrangerá as três glebas do Campus Darcy Ribeiro, tendo como áreas prioritárias o Arboreto, a região da futura unidade de conservação na modalidade de Área de Relevante Interesse Ecológico do Centro Olímpico, a região de Cerrado na porção sul do campus e a estação experimental da Biologia. Os estudos, neste momento, terão ênfase na identificação do estado de conservação da vegetação; no manejo e uso das áreas verdes; na avaliação do uso e cobertura atual da terra; na relação adequada entre espaços verdes e novas construções no campus; na gestão e manejo dos resíduos sólidos e, principalmente; na compreensão da dinâmica dos corredores ecológicos por meio da conectividade funcional no campus com demais unidades de conservação e áreas protegidas do Distrito Federal.

A equipe de trabalho é essencialmente interdisciplinar, formada por sete professores de diferentes áreas de conhecimento (Geografia, Botânica, Desenvolvimento Sustentável, Geologia, Engenharia Florestal e Engenharia Civil), além de oito discentes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos (Geografia, Ciências Ambientais e Biologia), com participação das empresas juniores dos cursos de Ciências Ambientais e Geografia.

Esperamos, ao final desta primeira etapa de trabalho do Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro, obter um panorama geral dos recursos naturais que dê subsídio para a etapa seguinte de proposições para o desenvolvimento sustentável do campus para os próximos 10 anos, promovendo qualidade ambiental e qualidade de vida em comunhão como os demais eixos estratégicos.

___________________________
Saiba mais sobre o Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro e participe da consulta pública.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.