OPINIÃO

 

Salvador Gonçalves de Menezes Júnior é mestre em economia e especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Engenheiro Civil e Administrador de Empresas. Servidor da Secretaria de Comunicação (Secom/UnB).

Salvador Gonçalves de Menezes Júnior

 

A construção de uma sociedade saudável, justa e inclusiva passa pela contribuição da comunicação pública. Garantir acesso a informações, conhecimentos e serviços de interesse coletivo está no cerne dessa contribuição. Nesse sentido, comunicar com eficiência é, sobretudo, uma necessidade para promoção da cidadania e pode ter reflexos diretos nas tomadas de decisões bem fundamentadas e na participação popular ativa na esfera pública.

 

Na universidade pública, a comunicação tem papel fundamental, observando a responsabilidade e o papel social das instituições. De acordo com Nogueira (2023), a comunicação de uma universidade pública deve se guiar pelo interesse coletivo, promovendo o acesso amplo à informação e aos direitos, o diálogo e a participação social, de forma inclusiva e plural. Na Universidade de Brasília, a Secretaria de Comunicação (Secom) é a unidade de referência da comunicação institucional. Informar as comunidades interna e externa sobre a produção científica e cultural da Universidade, divulgar de forma transparente os atos da administração e zelar pela imagem de austeridade e de responsabilidade ética, intelectual e administrativa são atribuições da Secom. 

 

Para desenvolver sua missão, a Secretaria conta com um corpo técnico qualificado e multidisciplinar, com formação diversa e técnica. Há jornalistas, produtores culturais, fotógrafos, técnicos em audiovisual, programadores visuais (designers), revisores, publicitários, além dos servidores das áreas administrativas e de tecnologia da informação. Essa equipe e seus colaboradores estão sempre buscando aperfeiçoamento para melhor desenvolver suas funções e produzir os melhores resultados. A quase totalidade do corpo técnico da Secretaria tem qualificação a nível de especialização e/ou mestrado, uma servidora tem doutorado e outras sete servidoras são doutorandas.

O trabalho desenvolvido pela Secom alcança a comunidade acadêmica e extrapola os limites geográficos dos campi e do Distrito Federal. As produções e os serviços ofertados pela unidade levam informações da principal instituição de ensino superior do Centro-Oeste a outros estados e países. Isso se dá principalmente pela produção de conteúdo e pelo encaminhamento diário de fontes a veículos de comunicação.

 

As presenças midiáticas de ensino, pesquisa e extensão, as entrevistas com especialistas e as inovações no campo da ciência na UnB são impulsionadas em boa medida pelo trabalho dos profissionais da Secom. Entre os esforços diários da equipe, inclui-se a produção de matérias, imagens e campanhas institucionais. Somam-se a isso as atividades de assessoria à imprensa e de gestão da marca da Universidade. Alguns dos resultados recentes compilados pela área administrativa da Secretaria, apurados a partir de relatórios mensais internos, são: 

 

  •  produção e publicação média de aproximadamente 700 matérias por ano, nos portais institucionais da UnB;
  • mais de 1 milhão de acessos por ano nos sites do portal institucional;
  • produção semestrais da Revista Darcy, a maior revista de jornalismo científico e cultural da instituição;
  • mais de 70 mil acessos à Revista Darcy por meio da plataforma digital;
  • monitoramento de mais de 17 mil citações sobre a UnB na imprensa nacional;
  • média anual acima de 6 mil atendimentos à imprensa;
  • mais de 6 mil publicações por ano nas mídias sociais institucionais;
  • alcance médio próximo a 1 milhão de usuários, por ano, com as mídias sociais;
  • quase 400 mil seguidores em mídias sociais institucionais;
  • produção média de 200 ações de comunicação institucional (por exemplo, campanhas institucionais);
  • média de 3 mil artes gráficas produzidas pela equipe de design por ano;
  • mais de mil fotos produzidas e tratadas por ano.

 

Esses números superlativos têm impacto direto na imagem da Universidade de Brasília, fortalecendo a reputação e a vocação democrática da instituição, ao mesmo tempo em que indicam o interesse permanente pelo diálogo com as comunidades interna e externa.

 

Os desafios do presente e do porvir são igualmente numerosos na UnB e nas demais universidades públicas. A velocidade de circulação da informação, as demandas sociais e a inteligências artificial, entre outras tecnologias, instigam e põem à prova os métodos e as ações em comunicação. Disposição para acompanhar as mudanças não faltam na Secom. Os profissionais da jovem debutante assimilaram “o futuro é agora” como mais que um mote de campanha.

Nogueira, M.C.R. Comunicação em toda parte - Artigo de Opinião. Disponível em https://noticias.unb.br/artigos-main/6937-comunicacao-em-toda-parte. Acesso em 07/11/2023.

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