Honoris Causa a Sueli Carneiro


Auditório Esperança Garcia (Faculdade de Direito) 16:30 - 18:00:00 21/09/2022 - 21/09/2022

Em 21 de setembro, às 16h30, no Auditório Esperança Garcia, a filósofa e ativista Sueli Carneiro recebe o título de Doutora Honoris Causa pela UnB. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube.

A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário em março de 2022.

O título de Doutora Honoris Causa é atribuído à personalidade que tenha se distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A recomendação da homenagem a Sueli Carneiro foi feita pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, após a submissão do memorial de Sueli Carneiro pelos professores Wanderson Flor e Vanessa de Castro.

PERFIL – Aparecida Sueli Carneiro nasceu em São Paulo, em 1950. Filósofa e escritora, é uma das principais pensadoras do feminismo negro brasileiro, ativista do movimento antirracista e defensora dos direitos humanos.

Quando o Supremo Tribunal Federal discutiu a constitucionalidade do sistema de reserva de vagas para o ingresso de estudantes negros e negras e indígenas na UnB, em 2012, Sueli Carneiro se destacou em defesa das cotas, da democracia, da igualdade e da justiça social. A filósofa auxiliou na construção epistemológica do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB e inspira disciplinas e pesquisas realizadas na Universidade.

Sueli Carneiro é fundadora e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos 20 anos recebeu diversas honrarias, como o Prêmio Bertha Lutz, menção honrosa no Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth, Prêmio de Direitos Humanos da República Francesa, Prêmio Benedito Galvão, Prêmio Itaú Cultural 30 anos e o Prêmio Especial Vladimir Herzog. Tem um selo editorial que leva o seu nome, criado pela filósofa Djamila Ribeiro.

Honoris Causa a Sueli Carneiro