O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília conquistou mais uma nota 5 em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Dessa vez, com o bacharelado em Antropologia. A visita da equipe técnica ocorreu no final de março.
Segundo o professor Guilherme Sá, coordenador da graduação, a avaliação para renovar o reconhecimento do curso promovida pelo MEC é muito abrangente. Contempla questões que vão desde as condições físicas de infraestrutura até a minuciosa análise qualitativa a respeito do conteúdo programático e a qualificação do corpo docente.
O professor explica que o curso de Antropologia é historicamente bem organizado, e isso contribuiu para que alcançasse essa menção. “Temos atualmente uma boa estrutura física, com bons laboratórios de pesquisa, um corpo técnico-administrativo envolvido com as questões do curso, além de um corpo docente qualificado com grande experiência didática e de pesquisa”, afirma.
No final do ano passado, o curso de bacharelado em Ciências Sociais também obteve a nota máxima na mesma análise. “Os cursos vinculados ao ICS são bem avaliados; isso comprova o protagonismo das Ciências Sociais na UnB, uma universidade que nasceu de um compromisso explícito para relacionar a educação às questões e demandas emergentes dos coletivos que compõem o povo brasileiro”, pondera Sá.
O professor ainda ressalta a importância da conquista para o departamento. “O grau máximo concedido ao curso atesta que estamos no caminho certo ao aliar a excelência já notória de nossa pós-graduação à formação de profissionais altamente qualificados egressos de nossa graduação”.