Diversidade é a palavra que melhor define o acesso à Universidade de Brasília. Hoje, várias são as opções de ingresso para quem deseja cursar um dos 97 cursos de graduação presenciais ofertados pela instituição. No total, cerca de 4 mil vagas são disponibilizadas por semestre para mais de 150 habilitações.
As principais formas de admissão são o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na classificação dos candidatos, o PAS (Programa de Avaliação Seriada) e o vestibular tradicional, que desde 2014 acontece apenas no meio do ano.
UnB adota Sisu como forma de ingresso
Vestibular tradicional
COTAS – Na hora da inscrição, o candidato pode optar por concorrer no sistema de cotas sociais (para aqueles que fizeram ensino médio em escolas públicas) ou no sistema de cotas para negros. A opção vale para a maioria das formas de ingresso na UnB. Para estudantes indígenas, a UnB oferece 10 vagas por semestre.
Entenda a evolução das cotas na UnB
HABILIDADES ESPECÍFICAS – Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Música exigem provas de habilidades específicas e, por isso, não participam do Sisu.
Estudantes interessados nesses cursos devem ficar atentos ao edital VestHE, lançado junto com as regras para o Sisu. A seleção também utiliza as notas do Enem.
CURSOS ESPECIAIS – Candidatos aos novos cursos da UnB – Licenciaturas em Educação do Campo e em Letras/Libras – fazem vestibulares específicos para essas carreiras.
VAGAS OCIOSAS – Caso nem todas as vagas sejam ocupadas pelos aprovados no Sisu, PAS e vestibular, são realizados três outros processos seletivos.
O primeiro deles usa as notas do Enem para preencher vagas remanescentes. Em geral, isso ocorre após a última chamada das principais seleções.
O restante das vagas é destinado à transferência facultativa de alunos que já cursam a graduação e desejam continuar os estudos na UnB.
Interessados numa segunda formação podem concorrer a uma vaga na Universidade de Brasília como portador de diploma de nível superior.
ACORDOS E CONVÊNIOS – A UnB adota ainda modalidades de acesso que independem de existência de vagas. É o caso da transferência obrigatória para servidores civis e militares e de acordos (PEC-G) e convênios com outras instituições no Brasil e no
exterior (mobilidade acadêmica, intercâmbio cultural e matrícula cortesia).
A DISTÂNCIA – Existe ainda vestibular para estudantes interessados nos cursos a distância oferecidos pelo programa UAB (Universidade Aberta do Brasil). As provas costumam ser aplicadas a cada dois anos nos polos presenciais de ensino.
Confira aqui os editais das últimas seleções da UnB.