O Conselho Universitário da UnB aprovou a criação de dois novos cursos nesta sexta-feira (10): Bacharelado em Educação Física e Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira (LSB). A votação aconteceu no auditório da Reitoria.
“Por orientação do MEC e em substituição à Licenciatura Plena, é criado o Bacharelado, que permite a atuação profissional fora do ambiente escolar”, disse o diretor da Faculdade de Educação Física, Jake Carvalho. "Na UnB, existe o curso de Licenciatura", explicou.
O curso de LSB (Português como Segunda Língua) vai ser criado no Departamento de Linguística e Línguas Clássicas do Instituto de Letras (IL).
“Já temos dois professores de libras para pedagogos”, disse a relatora Carmenísia Aires, professora da Faculdade de Educação. “O curso expressa um compromisso constitucional”, completou.
HOMENAGENS – Por aclamação, o Consuni aprovou a outorga de título a duas professoras da UnB. O de Professora Emérita à Suzana Pinheiro Machado Müller, da Faculdade de Ciências da Informação, e o de Doutora Honoris Causa à salvadorenha Maria Isabel Rodrigues, da Faculdade de Medicina.
ADMINISTRAÇÃO – O regimento interno da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e o da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) também foram aprovados pelo Consuni nesta sexta-feira (10) “com algumas alterações para adequação à lei”.
Para melhor apreciação do tema, a votação do regimento interno do Arquivo Central da UnB e da criação do Sistema de Arquivos (SAUnB) foi adiada para a próxima reunião do Consuni.
“A implantação pede atendimento aos prazos da lei de acesso à informação e a participação do CPD, porque vamos precisar de TI”, disse o professor da Ciência da Computação Marcelo Ladeira.
Com seis abstenções, a ata da última reunião também foi aprovada. Esta foi a 421ª reunião do Consuni.
INFORMES – O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, chamou a atenção para os trabalhos da UnB que receberam o Prêmio Capes de Tese e para o reconhecimento do pesquisador Ennio Palmeira da FT. Palmeira recebeu recentemente o Prêmio Terzaghi.
Na ocasião, o Diretório Central dos Estudantes elogiou o novo sistema de vigilância no campus da UnB. “Tivemos um problema esta semana que foi resolvido em poucos segundos”, disse um representante do DCE.