A Universidade de Brasília recebeu sete carros elétricos e três eletropostos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os veículos serão usados em atividades administrativas e acadêmicas, nos quatro campi: Darcy Ribeiro, Faculdade UnB Ceilândia (FCE), Faculdade UnB Gama (FGA) e Faculdade UnB Planaltina (FUP). A reitora Márcia Abrahão e o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, assinaram o termo de doação nesta terça-feira (28), no Salão de Atos da Reitoria.
“Hoje, a UnB é uma das principais universidades do Brasil em sustentabilidade ambiental. Temos um dos maiores parques fotovoltaicos entre as federais e um campus autossuficiente em geração e consumo de energia. Vamos planejar a melhor utilização dos veículos, mas queremos ter esse duplo uso dos carros: na parte acadêmica e na administrativa. Que esta seja uma parceria de muitos e muitos anos”, disse a reitora Márcia Abrahão.
Os veículos são do modelo Twizy, da Renault, e além de ampliarem a frota da UnB de maneira sustentável, vão contribuir em pesquisas envolvendo as engenharias. Com autonomia média de 80 km, os automóveis comportam até duas pessoas. Nos eletropostos da UnB, o tempo de recarga da bateria do Twizy é de 2 horas. Os equipamentos serão instalados em junho, um na FCE, uma na FGA e um na FUP. O campus Darcy Ribeiro já possui um posto de recarga.
“A melhor destinação para esses veículos é para a UnB. Uma universidade pública que contribui muito para o desenvolvimento do país. Esses carros foram fruto de um projeto que a ABDI desenvolveu para incentivar a utilização de carros elétricos nesse momento em que se impõe esse debate sobre as questões climáticas e sobre a transição energética”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.
Os carros elétricos são provenientes de projetos de eletromobilidade da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Desde fevereiro, a entidade deixou de usar veículos movidos a combustível fóssil e implementou os modelos elétricos. De acordo com a ABDI, em 2022 havia 5.857 carros elétricos no Distrito Federal, três vezes mais que em 2019, quando eram 1.865.
A cerimônia de celebração da assinatura do termo de doação contou com a presença do superintendente-executivo da ABDI, Randal Farah de Oliveira Leão; do chefe de Gabinete da Presidência da ABDI, Leandro de Borja Reis Cerqueira; do diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo Santana de Oliveira; da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida e da gerente de Novos Negócios da ABDI, Vandete Cardoso Mendonça.
Estiveram presentes também o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, que testou um dos carros; o decano de Administração (DAF), Abimael Costa; a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi; a decana de Pesquisa e Inovação (DPI), Maria Emília Walter; a decana de Extensão (DEX), Olgamir Amancia; o chefe de Gabinete, Paulo César Marques; o diretor da Faculdade UnB Gama (FGA), Sandro Haddad; o vice-diretor da FGA, Manuel Nascimento; o diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas; o prefeito, Valdeci Reis; o representante da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Ferreira; e o representante da direção da FT, Rafael Shayani.
Curta essa publicação no Instagram