PESAR

Docente da Faculdade de Direito foi o procurador-geral da República que por mais tempo ocupou o cargo

Geraldo Brindeiro era docente da FD desde 1984 e cursou especialização na UnB. Foto: Ana Nascimento/Agência Brasil

Morreu nesta sexta-feira (29), em Brasília, o ex-procurador-geral da República e professor da UnB Geraldo Brindeiro, em decorrência de complicações da covid-19. Docente da Faculdade de Direito (FD) desde 1984, Brindeiro tinha 73 anos e era o subprocurador mais antigo em exercício no Ministério Público Federal. Em sua respeitada trajetória como jurista, ocupou o cargo de procurador-geral da República entre 1995 e 2003, sendo o mais longevo nesta posição.

"A Universidade de Brasília expressa sua solidariedade aos familiares e amigos do professor Geraldo Brindeiro, que emprestou por muitos anos sua inteligência e sua gentileza ao ensino do direito do nosso curso, tendo ocupado também relevantes cargos de direção", afirmou a reitora Márcia Abrahão. Na Universidade de Brasília, Geraldo Brindeiro foi coordenador da pós-graduação na FD entre 1985 e 1990. De 1989 a 1992, foi vice-diretor da unidade.

Em nota, a direção da Faculdade de Direito expressou as condolências aos familiares pela perda e relembrou a passagem do ex-procurador da República pela unidade. "Colega de trato gentil, exercia o magistério nesta Faculdade desde a década de 1980, onde contribuiu para a trajetória acadêmica de múltiplas gerações de estudantes", registra a nota.

Além de ser professor da UnB, Brindeiro cursou pós-graduação na instituição, entre 1971 e 1973. O bacharelado em Direito foi obtido no Recife, cidade onde nasceu. O currículo acadêmico é completado ainda por mestrado e doutorado na Universidade de Yale, Estados Unidos.

No Judiciário brasileiro, Brindeiro ingressou em 1975, no Ministério Público Federal (MPF). A Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o atual procurador-geral da República, Augusto Aras, lamentaram a morte de Brindeiro. O MPF está em luto oficial de três dias.