Um plano ambicioso, que promete transversalidade às atividades acadêmicas e visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural da Universidade de Brasília. Lançado em junho de 2018, o Plano de Internacionalização da UnB prevê diversas ações de promoção e difusão relacionadas à presença da instituição no exterior.
Nesse contexto e com o objetivo de divulgar ofertas de parcerias e iniciativas de diferentes países, foi criada a série de eventos UnB Coopera+. “Estamos convidando os principais parceiros estrangeiros em ciência, tecnologia, inovação e educação para apresentar suas oportunidades de bolsas, convênios e projetos para estudantes e pesquisadores do Brasil”, explica o vice-reitor Enrique Huelva.
“Serão exposições estruturadas de modo sistemático, buscando identificar pontos de convergência entre o plano da UnB e os programas de fomento à internacionalização”, acrescenta. Huelva também informa que a expectativa é realizar edições mensalmente. Além da União Europeia, primeira parceira a participar dos eventos do programa UnB Coopera+, já estão previstas apresentações sobre países como China, Espanha, Itália e França.
A proposta é criar uma vitrine internacional, nas palavras do vice-reitor. “Como muitas chances de financiamento não chegam à ponta, queremos trazer as diferentes possibilidades de fora para dentro e promover a capilarização dentro da própria Universidade.”
“É mais um esforço para melhorar a comunicação entre a gestão e estudantes e pesquisadores em prol da internacionalização da UnB”, comenta o professor, que considera que a instituição precisa atuar cada vez mais na prospecção ativa.
A cooperação internacional também foi destaque no projeto submetido ao edital de fomento Capes-PrInt, no qual a UnB foi contemplada para o quadriênio 2019-2022. “A partir de uma perspectiva multidisciplinar, podemos construir parcerias em torno de grandes eixos”, aponta a diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB, Sabine Gorovitz.
OPORTUNIDADES NA EUROPA — A primeira apresentação será realizada pela Delegação da União Europeia (UE) no Brasil. “A Europa é um dos grandes parceiros de ciência e tecnologia, sendo extremamente estratégica para o Brasil e para a UnB”, defende Enrique Huelva.
Por liderar a produção científica no mundo e constituir um bloco supranacional, o vice-reitor acredita que não teria melhor escolha para inaugurar o UnB Coopera+. “Além disso, a UE oferece uma gama de possibilidades em diferentes áreas, na pesquisa, educação, cultura e arte”, acredita.
O evento acontece nesta quarta-feira (3), das 14h30 às 18h, no auditório Verde da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face) da UnB. Toda a comunidade acadêmica pode participar. Não é necessária inscrição prévia.
Dividido em dois momentos, o encontro terá apresentações tanto de representantes da Delegação da UE no Brasil, como dos decanatos da UnB.
Na primeira parte, serão realizadas duas palestras: Cooperação Brasil–União Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020 aberto ao mundo, com o pesquisador Alejandro Zurita, e Erasmus+, com a pesquisadora Maria Cristina Von Holstein-Rathlou.
A segunda parte é intitulada Interfaces Plano de Internacionalização/Capes-PrInt/Cooperação União Europeia 2018-2020. Ao final das exposições, o público poderá esclarecer dúvidas. Participe!
>> Conheça o Plano de Internacionalização da UnB (2018-2022)