A direção eleita do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) tomou posse nesta quinta-feira (2) em cerimônia no auditório Antônio Rodrigues, no edifício Multiuso I, do Campus Darcy Ribeiro. A gestão exercerá mandato durante o biênio 2020-2021.
“Defendemos nenhuma retirada de direitos dos trabalhadores, mas especialmente estamos em defesa da Universidade. A luta hoje tem que ser mais do que nunca coletiva, em prol das instituições públicas e do serviço público, fundamentais à sociedade”, expressou a servidora técnica aposentada Francisca Nascimento, que foi eleita coordenadora-geral da nova direção, ao lado de Edmilson Lima e Francisco Rodrigues.
A eleição da nova diretoria executiva do Sintfub aconteceu em 6 e 7 de novembro do último ano. A gestão eleita concorreu pela chapa Sindicato é para Lutar, que finalizou o pleito com 385 votos – 70 a mais que a chapa concorrente Unidade, Resistência e Luta. A apuração dos votos ocorreu no dia 8 de novembro.
Servidor técnico e coordenador-geral Edmilson Lima destacou a luta dos servidores “contra os ataques que as universidades públicas estão sofrendo em seus direitos, orçamento e princípios democráticos”. Segundo ele, diante das dificuldades a “principal arma será a luta em unidade, respeitando as diferenças, e se posicionando contra a privatização das universidades públicas”. O coordenador-geral Francisco Rodrigues endossou a fala dos dois colegas eleitos e agradeceu “às autoridades presentes e a todos que participaram e apoiaram o pleito eleitoral”.
A reitora Márcia Abrahão e o chefe de gabinete Paulo César Marques representaram a administração superior na cerimônia. “Parabenizo a diretoria eleita. A Universidade passa por um momento de muitas dificuldades. É hora de união de todos que defendem a universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”, disse a reitora.