SEXAGENÁRIO

Espaço virtual temporário reúne todo conteúdo produzido relacionado à campanha do aniversário

Acesse e saiba mais sobre as ações para celebração dos 60 anos da UnB. Arte: João Paulo Parker/Secom UnB

A Universidade de Brasília lançou hotsite comemorativo ao aniversário da instituição. Com a intenção de ser um ponto de encontro de tudo o que circunda as celebrações de 60 anos, o espaço temporário estará em constante atualização até o próximo aniversário, em 21 de abril de 2023. Após essa data, permanecerá como repositório com a memória das realizações deste ano.

Iniciativa conjunta da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade, em parceria com a UnBTV, o portal reúne em um só lugar uma série de projetos comemorativos de diversas áreas da Universidade. Nele, por exemplo, é possível acessar a edição especial da revista Darcy; a playlist completa da série 60 anos em 60 segundos da UnBTV, que traz personalidades para contarem fatos memoráveis que viveram na instituição; e o site UnB imagens, um repositório no formato de galeria de imagens com a missão de reunir e difundir a memória institucional recente da UnB.

Além disso, o espaço conta com uma aba denominada História, que contém, em formato de linha do tempo, de 1961 a 2022, momentos marcantes da trajetória tão singular da Universidade. São exemplos: as primeiras invasões durante a ditadura militar, a implementação das cotas raciais, a eleição da primeira reitora mulher, a decisão que assegura o uso do nome social para estudantes trans e o período de pandemia.

Há também um espaço em que é possível checar a programação dos próximos eventos comemorativos e baixar o calendário completo. Matérias noticiosas, que tornam possível acompanhar tudo o que circunda a campanha de 60 anos, e artigos escritos por membros da comunidade acadêmica também compõem o site.

UnB 60 ANOS – As comemorações iniciaram em dezembro de 2021. Atuante como sempre, necessária como nunca é o slogan escolhido para celebrar os 60 anos de história de uma Universidade que une desenvolvimento científico, excelência no ensino, vanguarda social e luta democrática. Para o ano todo, estão previstos seminários, apresentações artísticas, exposições, mostras de cinema, lançamento de livros, concursos e muitas outras ações e eventos dentro dos espaços dos campi, polos de extensão da UnB e em espaços públicos e escolas.

Confira vídeo da UnBTV sobre os 60 anos da Universidade: