MUDANÇAS

Seleções passam a ser realizadas de forma unificada e com sistema de cotas. Oportunidades para 24 cursos são divididas em três grandes áreas

No total, 43% das oportunidades são reservadas para pessoas de grupos minorizados, buscando assegurar acesso e oportunidade à primeira experiência laboral. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB.

A Universidade de Brasília inicia 2023 com uma novidade: a partir de agora, os estagiários que atuam na instituição passam a ser selecionados de forma mais inclusiva. Do total de contratações, 43% das vagas são destinadas a estudantes que sejam parte de grupos minorizados. As inscrições para o processo seletivo, que começa nessa segunda-feira (2), podem ser feitas até 13 de janeiro. O edital tem validade de três meses. Após isso, serão publicadas chamadas para novas oportunidades.

Divulgado pelo Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenadoria de Estágio (Coest), o edital traz oportunidades para 24 cursos, divididos em três grandes áreas: Administração, Comunicação e Tecnologia da Informação. As bolsas-auxílio variam de acordo com a grade horária de cada vaga, sendo de R$787,98 – para estágios de 20 horas semanais – e R$1.125,69 – para 30 horas. Além desse valor, os selecionados irão receber auxílio-transporte de R$10 por dia, independentemente da carga horária.

O edital não define número de vagas, mas as contratações, previstas para começarem na segunda quinzena de fevereiro, devem ser numerosas. "Levando em consideração nosso quadro de estágio atual e as demandas que temos recebido, acredito que teremos uma quantidade expressiva de contratações", explica João Lucas Arcanjo, coordenador de Estágio da UnB.

Editais que contemplem outras áreas de atuação devem ser lançados ao longo do ano. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB.

MUDANÇAS INCLUSIVAS – O sistema de cotas reserva 30% das oportunidade para pessoas negras; 10% para pessoas com deficiência; 2% para travestis e transexuais; e 1% para alunos indígenas. João Lucas Arcanjo reitera a importância por trás das novas regras de contratação. “Essa mudança é importante para a inclusão de grupos historicamente excluídos do mercado de trabalho. É uma política afirmativa que visa prioriza a equidade nas oportunidades que oferecemos."

“Antes do novo formato, o processo era realizado de acordo com cada unidade da administrativa, que realizava a seleção de forma própria. Somente era necessário que houvesse uma vaga disponível e os recursos orçamentários para os pagamentos ao estudante”, detalha João Lucas. O coordenador explica que todo o processo era realizado internamente e de acordo com as condições de cada setor, que fazia avaliação interna para verificar as possibilidades do orçamento e decidia quais critérios de avaliação seguir, segundo a conveniência e oportunidade. "Com as novas regras que unificam o sistema de seleção da Universidade, o processo passa a ser mais claro e preciso", acrescenta.

As novas regras estão em conformidade com a Instrução Normativa nº 213/2019, do Ministério da Economia (ME), que estabelece orientações à Administração Federal sobre a aceitação de estagiários de nível médio, técnico e superior. Os trabalhos voltados ao cumprimento dessas normas foram prejudicados pela pandemia de covid-19. Em setembro de 2021, o Conselho de Administração da UnB (CAD) aprovou a Resolução nº 40/2021 que, além de estabelecer a reserva de vagas, deu ao DGP a competência para adequação da Universidade às novas regras.

INSCRIÇÕES — Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando no campo assunto "Processo Seletivo para contratação de estagiários". O candidato deverá enviar, no período do dia 2 a 13 de janeiro de 2023, os seguintes documentos: formulário de inscrição presente no edital, preenchido e assinado; cópia do documento de identidade; comprovante atualizado de matrícula; e histórico com a indicação das disciplinas cursadas no período presente. Os documentos deverão estar em formato pdf.