A Universidade de Brasília foi classificada em todas as 11 áreas de conhecimento no World University Rankings by Subjects, do Times Higher Education (THE Subjects) 2024. O resultado da avaliação foi divulgado nesta quinta-feira (26). Em dez áreas, a UnB permaneceu com a mesma classificação do ano anterior. O melhor resultado foi em Direito, que se manteve na faixa 251-300, entre 329 instituições classificadas.
Nas áreas Artes e Humanidades, Psicologia e Educação, a Universidade de Brasília continua na faixa 501-600. Nessas três, foram ranqueadas, respectivamente, 691, 621 e 703 universidades de todo o mundo.
Em Ciências Sociais e em Economia e Negócios, a Universidade permanece na faixa 601-800, sendo o número de participantes 997 e 909, respectivamente. Em Ciências de Vida, a UnB se manteve na faixa, 801-1.000, de 1.059 instituições.
Na área de Saúde, entretanto, a UnB saiu da faixa 501-600 para a posição 801-1.000, entre 1.059 universidades ranqueadas. Em Engenharias e Ciências Físicas, a UnB ficou na faixa 1.001+, entre 1.374 e 1.370 instituições de ensino superior, respectivamente.
“Temos uma alta demanda de investimentos em geral, sobretudo, em áreas do conhecimento que utilizam grandes laboratórios, que têm custos muito elevados, e temos ampliado os recursos das unidades desde 2016, além de participar em editais externos de melhoria de infraestrutura", explica a decana de Orçamento, Planejamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.
O objetivo da Universidade é continuar apoiando os pesquisadores para possibilitar a publicação de artigos científicos e livros. "Também orientamos a padronização de citação do nome do pesquisador e da UnB em artigos científicos internacionais para que nossos pesquisadores e a Universidade possam ser identificados por buscadores automáticos", detalha Imbroisi. Assim, a UnB amplia as condições para que a UnB se mantenha classificada entre as melhores do mundo.
Para a reitora Márcia Abrahão, o esforço e o comprometimento da comunidade acadêmica devem ser destacados. “Nossa presença e nossos resultados no THE Subjects projetam a UnB no cenário internacional. Atuamos para avançar e conquistar melhores colocações em rankings mundiais, apesar dos inúmeros cortes orçamentários que tivemos nos últimos anos e que impactam até hoje na nossa instituição”, diz.