EXCELÊNCIA

Universidade de Brasília passa a ter 55% dos PPGs com notas entre 5 e 7 no quadriênio 2017-2020. No quadriênio anterior, 2013-2016, eram 38%

O Programa de Pós-Graduação em Geologia retornou ao conceito 7, a maior nota da Capes. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Após a fase análise de recursos pelo Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), seis Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade de Brasília subiram de nota no quadriênio 2017-2020. Um deles – Geologia – retornou ao conceito 7, a maior nota da Capes.

“Dois dias antes do Natal, receber a notícia que o nosso recurso foi deferido é um tremendo presente. Acredito que esta avaliação foi justa, pois o item do nosso programa que tinha sido avaliado como bom se referia à qualidade da publicação com discentes e egressos. Conseguimos demonstrar no recurso que aquela nota não correspondia ao elevado padrão das nossas publicações com discentes. Reconheço e agradeço a dedicação de todos os docentes, discentes, pós-doutores e egressos do nosso PPG, assim como o apoio recebido da Administração Superior da UnB”, celebrou a coordenadora do PPG em Geologia, Roberta Vidotti.

Três Programas de Pós-Graduação – Ciências Ambientais, Educação e Administração – saíram da avaliação 4 para 5. E dois – Gestão Pública e Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos – passaram de nota 3 para 4. Este último resultado foi divulgado em outubro, e os demais, este mês. Atualmente, dois PPGs ainda não possuem notas, uma vez que foram aprovados no final do quadriênio 2017-2020 e tem o conceito “A” (aprovado).

Agora, a UnB tem sete PPGs com nota 7; nove com conceito 6; e 35 com avaliação 5. Dos 92 programas avaliados no quadriênio 2017-2020, 55% têm notas entre 5 e 7. No quadriênio anterior, 2013-2016, eram 38%.

"Recebemos uma ótima notícia neste fim de ano, em que seis PPGs da UnB tiveram o reconhecimento da Capes após a fase de recursos e melhoraram a nota da avaliação. Parabéns a toda a nossa comunidade pelo comprometimento e empenho no trabalho realizado, que evidencia a excelência da pós-graduação na Universidade, mesmo diante de tantas dificuldades enfrentadas. Vamos continuar apoiando integralmente os nossos programas, gerando conhecimento e ciência em prol do desenvolvimento do país”, destacou o vice-reitor Enrique Huelva, que preside o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

A UnB entrou com nove pedidos de recurso. Além dos seis PPGs que melhoraram, dois tiveram as solicitações indeferidas e mantiveram a nota 5; e Relações Internacionais segue em análise na Capes. A escala de notas da avaliação da Capes vai de 1 a 7. Os conceitos 6 e 7 expressam excelência em nível internacional. A nota 5 representa excelência no cenário nacional.

“O resultado reforça a posição da UnB como uma das melhores universidades do Brasil. O Decanato de Pós-Graduação (DPG) investiu no aprimoramento das ações com foco na avaliação da Capes, por meio de softwares que permitiram compararmos nossos PPGs com de outras instituições, identificando pontos fortes e desafios a serem superados. Entre outros insumos informacionais, o DPG oferece apoio constante aos PPGs no planejamento estratégico e na autoavaliação de cada um deles”, explicou o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó.

Arte: Ascom UnB