DEBATE

Diálogo entre docentes e gestores, além da apresentação de novas perspectivas para as áreas, marcou o encontro

I Jornada de Inovação pretende potencializar essa área na Universidade. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A I Jornada UnB de Inovação, promovida nesta quinta-feira (2) pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), reuniu docentes e gestores para debater sobre o panorama atual da pesquisa e inovação na Universidade. “Queremos conhecer novas ideias para, então, construir nossas ações. Nosso objetivo é potencializar a pesquisa e a inovação na UnB, e vamos trabalhar para dar o apoio institucional necessário”, disse a reitora Márcia Abrahão na abertura do evento.

No primeiro painel, a decana Maria Emília Walter apresentou a missão do novo decanato, que, resumidamente, consiste em promover, coordenar e supervisionar políticas relativas à pesquisa e à inovação visando fomentar o crescimento e a internacionalização dessa área. A decana também apresentou a estrutura que passa a compor o DPI e seus respectivos gestores: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), com Sanderson César Barbalho; Diretoria de Pesquisa (DIRPE), com Renata Aquino Souza; e a Diretoria de Apoio a Projetos Acadêmicos (DPA), com Frederico Ramaiana Ribeiro.

Outra novidade apresentada pela decana foi a pretensão de criar a Comissão Permanente de Avaliação de Infraestrutura de Pesquisa na UnB, cuja composição deverá ser feita pela diretora da DIRPE e mais seis docentes – um da Faculdade de Ceilândia, um da Faculdade do Gama, um da Faculdade de Planaltina e três do campus Darcy Ribeiro, que representarão as áreas de Humanas, Exatas e Tecnologia, e Ciências da Vida. “Sabemos que o diretor de uma área não terá o olhar com o mesmo alcance que vários gestores conjuntamente. Por isso, essa comissão será tão estratégica para orientar as ações do decanato”, afirmou Maria Emília, que apresentará a proposta ao Conselho Universitário da UnB (Consuni).

A decana disse que tem visitado outras universidades para conhecer exemplos bem sucedidos quanto à tramitação dos projetos de inovação. “Os nossos projetos precisam de mais agilidade entre a etapa em que saem das unidades acadêmicas e a em que chegam a serem executados. Estamos buscando soluções nesse caminho. Vamos reforçar o papel da DPA como apoiadora dos pesquisadores na hora de formularem seus projetos de pesquisa”, destacou a decana Maria Emília Walter.

Para oportunizar a troca de experiências, houve também mesa-redonda formada pelos professores Carlos Alberto Gurgel Veras, da Faculdade de Tecnologia, Fernando Torres, do Instituto de Ciências Biológicas, Raquel Naves Blumenschein, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Reinaldo José de Miranda Filho, da Faculdade UnB Planaltina.

O presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Edson Paulo da Silva, também foi convidado para a jornada. “A Finatec sempre teve uma relação muito estreita com a Universidade, mas nos últimos anos houve certo distanciamento em função da crise que a fundação passou. A reaproximação da Finatec com a UnB é uma oportunidade para retomarmos nosso potencial e para auxiliar a Universidade a desenvolver seus projetos com maior eficiência e eficácia”, disse o gestor sobre os esforços da atual gestão para fortalecer a relação entre as duas instituições.

DPI – O Decanato de Pesquisa e Inovação foi criado em dezembro último para estimular a pesquisa e a inovação, e tornar a UnB referência nessa área. "A criação desse decanato mostra que a UnB está madura para avançar na divisão da pós-graduação e da pesquisa e inovação. Vemos uma grande procura por essa estrutura e pelo que ela pode oportunizar", afirmou a reitora, Márcia Abrahão.