- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

 

IGUALDADE 

Conferência abre agenda #8M na UnB 

O dia 8 de março marca o início das atividades da UnB que promovem, ao longo de todo o mês, reflexões sobre equidade de gêneros na instituição. Às 14h30 acontece a abertura oficial da programação #8M, com a presença da reitora Márcia Abrahão e convidadas de UnB, IFB e Fiocruz. Na sequência, a professora emérita Lia Zanotta ministra a conferência Política de Igualdade de Gênero na UnB: trajetória, desafios e perspectivas – UnB 60 anos, com transmissão da UnBTV pelo YouTube. Acompanhe estes e outros eventos da agenda #8M! 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

DIA DA MULHER 

Jornada da SBPC traz pesquisadoras da UnB em destaque 

No Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove uma jornada on-line com a participação de cientistas de destaque, entre as quais as professoras da UnB Fernanda Sobral, Laila Espíndola, Jaqueline Mesquita e Lícia Mota. A presença fortalece a parceria entre as instituições em 2022, quando a Universidade de Brasília sedia a 74ª Reunião Anual da SBPC. 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

Universidade lamenta os mortos pela covid-19 e reitera a importância da ciência 

No início de março, o Brasil superou a marca de 650 mil vidas perdidas para a covid-19. A reitoria da UnB manifestou solidariedade aos familiares dos enlutados, destacou o papel das pesquisas e diretrizes científicas no combate à doença e reforçou que os cuidados estão presentes no cotidiano da instituição. 

>> Leia a nota da reitoria 

 

BCE 

Biblioteca Central apoia eventos no mês do bibliotecário 

A Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília é uma das instituições participantes da programação do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2022. De 10 a 31 de março, sob o tema Informação, Bibliotecas, Memória e Cidadania, convidados de todo o país repercutem as ações promovidas por instituições voltadas para a democratização do acesso à informação e à cultura diante das crises econômica e sanitária atravessadas pelo país. Conheça a programação! 

Mais informações: bce.unb.br 

 

COMUNICAÇÃO 

Mídia contemporânea e valor da informação são pontos de reflexão 

O jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto é o convidado do ObservInfo em um diálogo sobre internet e desinformação. O episódio está disponível na internet e ajuda a refletir sobre o papel das mídias e do jornalismo no mundo contemporâneo. O ObservInfo é um projeto de extensão e grupo de pesquisa criado por professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, cuja proposta é debater e repensar conteúdos midiáticos. 

Mais informações: observinfo.unb.br 

 

Estudantes de graduação podem requerer apoio para participar de eventos nacionais e internacionais que ocorram entre março de 2022 e fevereiro de 2023.

 

O 11º episódio do programa Vasto Mundo debate as mudanças na geopolítica mundial no contexto dos conflitos entre Rússia e Ucrânia. 

 

 

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.