#8M 2022

Organizada pela Codim, programação comemorativa vai de 8 e 31 de março e integra atividades diversas norteadas pela temática

 

Programação do #8M tem início no dia 8 de março e segue até 31, com diversas atividades presenciais e remotas. Arte: Luísa Reis/Secom UnB

 

No dia 8 de março, a Coordenação das Mulheres da Diretoria da Diversidade (Codim/DIV/DAC) dá início ao #8M, programação da Universidade de Brasília em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Sob o tema Políticas de Gênero na UnB: trajetórias, desafios e perspectivas – UnB 60 anos, a série de eventos pretende discutir sobre as ações adotadas na Universidade para diminuir a desigualdade de gênero.

 

>> Confira a programação e outras informações sobre o #8M

 

Como em 2021, a UnB promove grande mobilização ao longo do mês, com atividades alusivas do dia 8 até 31 de março. A programação conta com parcerias do Instituto Federal de Brasília (IFB), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI). Neste ano, o grande diferencial será a entrega da proposta de resolução da Política de Enfrentamento à Violência de Gênero, na abertura do #8M.

 

Segundo a coordenadora da Codim, Roberta Cantarela, o documento foi desenvolvido após a I Conferência de Combate à Violência de Gênero da Universidade de Brasília, em 2020. “O Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), por meio da Diretoria da Diversidade (DIV) e da Codim, criou uma comissão mista e usou essas relatorias para elaborar um texto que contemplasse as discussões sobre o combate à violência de gênero na Universidade.”

 

>> Confira os textos base que subsidiaram as propostas de Política de Combate a Violência de Gênero da UnB

 

Além desta, outras medidas recentes têm sido adotadas pela instituição para diminuir a desigualdade de gênero, a exemplo da criação da Câmara de Direitos Humanos (CDH), do Plano de Combate ao Assédio Moral e a Outras Violências no Trabalho (ato DGP nº 2816/2021) e da Política de Enfrentamento à Discriminação e à Violência de Gênero e Sexual da Universidade de Brasília (ato nº 031/2020).

A coordenadora da Codim, Roberta Cantarela, ressalta que programação foi pensada em articulação com a comunidade acadêmica. Foto: Arquivo pessoal

 

UnB 60 ANOS – A programação do mês da mulher contará com atividades virtuais e presenciais em diversos formatos, tais como oficinas, webconferências, rodas de conversa e mesas-redondas. A proposta vai ao encontro das iniciativas pelos 60 anos da Universidade, celebrados em 2022, no dia 21 de abril.

 

De acordo com Roberta Cantarela, as expectativas para o #8M são altas. “Estamos organizando essa atividade desde dezembro do ano passado. Tivemos reuniões com coletivos, núcleos de pesquisa, decanatos e o público geral da Universidade para consolidarmos uma agenda única com as atividades do Dia Internacional da Mulher. Teremos até mesas com as mulheres gestoras e decanas para mostrar a importância da mulher dentro da Administração Pública”, afirma.

 

>> Saiba mais sobre a campanha UnB 60 anos: atuante como sempre, necessária como nunca

 

Programada para o dia 8 de março, a partir das 14h30, a mesa de abertura tem presença confirmada da reitora da UnB, Márcia Abrahão; da reitora do IFB, Luciana Massukado; da diretora da Fiocruz Brasília, Maria Fabiana Damásio; da diretora da DIV, Susana Xavier; da coordenadora da Codim, Roberta Cantarela; e da mestranda em Política Social do povo tupinikim Débora Santos. Além disso, a conferência de abertura será ministrada pela professora emérita do Departamento de Antropologia (DAN) Lia Zanotta.

 

Em continuidade, no dia 9, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem/Ceam/UnB) e o Núcleo de Estudos de Diversidade Sexual e de Gênero (Nedig) irão homenagear a professora emérita Lourdes Bandeira, falecida em setembro de 2021. A pesquisadora foi destaque em estudos sobre feminismo, combate a violência de gênero e na implementação de políticas públicas no país. A mesa-redonda Lourdes Bandeira, sempre presente acontece a partir das 15h.

 

No dia 10, das 15h às 17h, as decanas Rozana Naves (Decanato de Administração), Maria do Socorro Gomes (Decanato de Gestão de Pessoas), Olgamir Amancia (Decanato de Extensão) e Maria Emília Walter (Decanato de Pesquisa e Inovação) promovem uma mesa-redonda sobre o papel das Mulheres gestoras da UnB. Todas essas atividades serão transmitidas pelo canal da UnBTV no YouTube.

Reitora Márcia Abrahão estará na abertura do #8M e em mesa sobre os desafios das mulheres na ciência. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

No dia 15 de março, o Decanato de Extensão (DEX) promove o evento UnB Perto de Você, edição Mulheres na Extensão. Desta vez, a iniciativa, que visa dar visibilidade a ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, destacará projetos que desenvolvem atividades relacionadas às políticas de igualdade de gênero na UnB e ações direcionadas à população feminina do Distrito Federal e Entorno. Para participar com a proposição de trabalho, basta preencher este formulário. A atividade será remota, de 17h às 19h, e transmitida pelo canal Extensão UnB no YouTube.

 

ABORDAGENS DIVERSAS – O papel da mulher na pesquisa será tema de oficinas, rodas de conversa e outras atividades. Entre elas, a mesa-redonda virtual UnB, mulheres e ciência: desafios e perspectivas, no dia 24, às 14h30, com a participação da reitora Márcia Abrahão e de docentes convidadas. A mesa será transmitida pela UnBTV.

 

Andressa Nascimento, mestranda da Faculdade de Comunicação, pretende acompanhar a série de eventos e acredita que o espaço servirá como apoio e afirmação da mulher na sociedade. “Participar deste evento não é só uma celebração: é dar um outro significado ao mês das mulheres. Acredito que a Universidade tem esse papel de expandir, incentivar e dar mais oportunidades para as mulheres em todos os campos de pesquisa.”

 

Por meio de rodas de conversa, lançamento de livros e debates sobre diversidade, mulheres negras e indígenas serão contempladas com a afirmação e o respeito de seu lugar de fala. A invisibilidade de autoras negras na atividade tradutória é discutida na obra Tradução como Prática de Resistência e Inclusão: Vozes Femininas Negras, que será lançada no dia 22, às 15h, com transmissão pela UnBTV. A organização é de Norma Hamilton e Alessandra Ramos, ambas professoras do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET/IL).

 

A Saúde da Mulher Indígena é assunto em mesa-redonda promovida pela Coordenação da Questão Indígena (Coquei), no dia 29, às 15h. Participante da atividade, a mestranda Debora Santos considera que o evento contribuirá para dar visibilidade às mulheres indígenas na Universidade. “É importante que a Universidade promova esse debate, até para que se crie um ambiente favorável para a discussão de possíveis políticas para minimizar as desigualdades existentes, além de ser uma ferramenta de prevenção contra violências dentro da Universidade, auxiliando na construção de um espaço universitário mais seguro e inclusivo.”

 

A programação também conta com mesa-redonda sobre maternidade durante os estudos na Universidade. Sob organização do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Maternidades, Parentalidade e Sociedade (Gmater) e a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu), a atividade pretende refletir sobre a sobrecarga da mulher estudante e a necessidade de assumir os cuidados dos filhos.

 

O exercício da maternidade será tematizado, ainda, na roda de conversa Mães especiais, nos dias 11 e 25, às 15h, organizada pela Diretoria da Acessibilidade (Daces/DAC) e pelo Colegiado de Extensão do Instituto de Letras (Ceil) para mães com deficiência.

 

MOSTRA DE FILMES E ENCERRAMENTO – O protagonismo de mulheres cis, trans e não binárias latino-americanas como cineastas, diretoras e roteiristas ganha destaque na programação pela mostra Femifilme 2022. A ideia é promover exibições de filmes de autoria feminina e debates entre o público sobre as narrativas. Serão organizadas duas sessões virtuais com discussões moderadas por representantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA).

 

A primeira sessão ocorre no dia 30 de março, às 10h, com o filme En la puta vida (2001), e contará com a presença da diretora Beatriz Flores Silva no debate. A transmissão será pelo canal Extensão UnB no YouTube. A mostra terá tradução de libras pela Daces e a Codim.

 

O encerramento do #8M, no dia 31, será marcado pela apresentação da Rede de Mulheres Filósofas da América Latina da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela comemoração do Dia Internacional da Visibilidade Transgênero. Haverá, ainda, uma mesa-redonda com o tema A luta continua: perspectivas da Política de Enfrentamento à Discriminação e à Violência de Gênero e Sexual no âmbito da Universidade de Brasília. Participam da mesa a professora da Faculdade de Direito Ela Wiecko; a diretora da DIV, Susana Xavier; e a coordenadora da Codim, Roberta Cantarela. A transmissão será realizada pela UnBTV, às 16h.

 

PARTICIPE – As atividades são abertas para todo o público interno e externo à Universidade. Para participar, é necessário se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A inscrição nas atividades garante créditos de extensão aos participantes.

 

Leia também:

>> Simplifica UnB vai agilizar processos de concessão de bolsas e auxílios a estudantes e pesquisadores

>> UnB abre edital para Vestibular de Licenciatura em Libras

>> Reitora propõe criar associação inspirada em condomínios de blocos residenciais

>> Reitoria se reúne com docentes e técnicos da Faculdade de Tecnologia

>> Inscrições para a Sessão de Pôsteres da 74ª Reunião Anual da SBPC estão abertas

>> HUB recruta profissionais de saúde para estudo sobre vacina contra a covid-19

>> Reitora participa das comemorações dos 45 anos da Fiocruz

>> Estudo avalia nível de funcionalidade entre idosos do DF durante a pandemia

>> Direção é empossado no Instituto de Geociências em nova formatação

>> Vigilantes e agentes de portaria participam de treinamento sobre exigência do comprovante de vacinação

>> Capes renova participação da UnB em programa de internacionalização

>> Mais de 13% dos estudantes de pós-graduação da UnB são egressos da iniciação científica

>> Em carta, reitora destaca novos protocolos para acesso às edificações da UnB

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.