DIÁLOGO

Projetos realizados durante a pandemia e demandas relacionadas à manutenção da estrutura dos prédios foram apresentados

Em diálogo com reitora e representantes da Administração Superior, técnicos e docentes da FT apresentaram demandas da unidade, como manutenção predial. Imagem: Reprodução

 

Cerca de 70 professores e técnicos da Faculdade de Tecnologia (FT) participaram, na última sexta-feira (18), do encontro on-line Diálogos com a Reitora. A atuação e os diversos projetos desenvolvidos pela FT foram apresentados pelo diretor da unidade, Márcio Muniz. A necessidade de melhoria dos indicadores acadêmicos de graduação e de pós-graduação foi reforçada pela reitora e demais gestores.

 

A reitora Márcia Abrahão agradeceu a participação de vários docentes da FT na Administração Superior e destacou o período crítico pelo qual a Universidade de Brasília tem passado, devido a reduções e contingenciamentos do orçamento. “Ainda assim, temos conseguido ampliar o orçamento e a execução do orçamento das unidades acadêmicas", explicou. "Também conseguimos retomar e concluir obras inacabadas, o que permitiu, por exemplo, a inauguração de dois prédios para a FT. Precisamos atender outras unidades acadêmicas e não há recursos para todas as nossas necessidades."

 

“No começo da pandemia, a gente fez uma chamada para apresentação de projetos. Entre eles, o Vida 2020, que produziu 27 mil unidades de face shields distribuídas para a rede hospitalar e as penitenciárias do DF”, destacou o diretor da FT, Márcio Muniz. “Estamos também desenvolvendo um protótipo de respiradores e um deles já vai entrar em fase de teste em seres vivos nos próximos dias”, antecipou.

 

Entre as principais necessidades apontadas pela FT, está a melhoria da manutenção predial. “O problema da energia elétrica tem sido um dificultador imenso da continuidade de alguns trabalhos", lamentou a professora Cristina Brandão. "Na área de meio ambiente e saneamento, a gente trabalha com organismos vivos e, cada vez que cai a energia, a gente perde uma série de amostras. Além da produção das amostras e dos reagentes envolvidos, há o custo dos atrasos sistemáticos nas pesquisas”, explicou.

 

De acordo com Cristhyano Morais, engenheiro eletricista da Prefeitura da UnB (PRC), os problemas ocorridos após uma manutenção recente no transformador do SG12 foram em decorrência de um roubo de cabos. “Acredito que a instalação de um gerador para atender as cargas essenciais vai resolver os problemas de perdas de amostra e pesquisa”, disse.

 

Ao final do encontro, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, detalhou a situação orçamentária, visto que grande parte das demandas apresentadas necessitam de recursos para serem solucionadas. “Este é um ano em que a gente precisa continuar a fazer esforços em relação ao orçamento. O que temos liberado até o momento é ainda muito pouco. E a única despesa que não foi contingenciada foi assistência estudantil”, detalhou.

 

Leia também:

>> Inscrições para a Sessão de Pôsteres da 74ª Reunião Anual da SBPC estão abertas

>> HUB recruta profissionais de saúde para estudo sobre vacina contra a covid-19

>> Reitora participa das comemorações dos 45 anos da Fiocruz

>> Estudo avalia nível de funcionalidade entre idosos do DF durante a pandemia

>> Direção é empossado no Instituto de Geociências em nova formatação

>> Vigilantes e agentes de portaria participam de treinamento sobre exigência do comprovante de vacinação

>> Capes renova participação da UnB em programa de internacionalização

>> Mais de 13% dos estudantes de pós-graduação da UnB são egressos da iniciação científica

>> Em carta, reitora destaca novos protocolos para acesso às edificações da UnB

>> Nova direção do Instituto de Letras toma posse

>> Exigência do comprovante de imunização contra a covid-19 em todos os prédios da UnB vale a partir de sexta-feira

>> Reitora e decanos se reúnem com UnBTV

>> Egresso da UnB realiza experimentos no espaço

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.