A partir desta sexta-feira (11), quem quiser acessar os prédios da Universidade de Brasília (UnB) deverá apresentar o comprovante de vacinação completa contra a covid-19. A decisão, válida para todos os campi, foi tomada pelo Conselho de Administração (CAD) no último dia 27, e visa garantir a segurança dos membros da comunidade universitária durante a pandemia.
>> UnB em defesa da vacinação contra covid-19
Serão aceitos como comprovantes o próprio cartão de vacinação com os dados das doses recebidas (vale a versão original impressa ou mesmo uma foto do documento salva no celular), certificado digital emitido pelo aplicativo Conecte SUS ou por outro órgão de saúde nacional ou internacional.
O arquivo digital poderá ser exibido na tela de celular, tablet ou computador. Além do comprovante, será necessário apresentar um documento de identificação original com foto.
De acordo com a resolução do CAD, será exigida a imunização completa do público, ou seja: “Todas as doses disponibilizadas no Distrito Federal para cada faixa etária, incluindo dose(s) de reforço, em conformidade com o cronograma de vacinação especificado pelo Governo do Distrito Federal”. A verificação dos comprovantes será feita pelos vigilantes e porteiros da Universidade, que receberam treinamentos ao longo da semana para atuar de acordo com os novos protocolos.
>> Circular do GRE detalha como funcionará a verificação dos comprovantes de vacinação
>> Circular do Ccar complementa orientações sobre exigência dos comprovantes de vacinação
“Os nossos vigilantes e porteiros estão orientados a solicitar a comprovação, e a permitir o ingresso somente de pessoas que estiverem com os comprovantes de vacinação atualizados”, esclarece a decana de Administração da UnB, Rozana Naves.
A regra também valerá para crianças, tendo em vista que a campanha para a imunização do público infantil teve início em janeiro. “Para toda criança acima de cinco anos será solicitada ao responsável a apresentação do comprovante de vacinação para a dose que já estiver disponível para ela. O mesmo procedimento se aplica à dose de reforço: os vigilantes e porteiros estão sendo orientados a fazer a leitura dos cartões de vacinação contando quatro meses a partir da data da segunda dose [quando o reforço deve ser tomado]”, explica Naves. “A atualização do cartão deve considerar sempre o calendário de vacinação do Governo do Distrito Federal”, completa a decana.
Existe, no entanto, um pequeno grupo de pessoas para as quais a vacinação não é recomendada por razões médicas. É o caso, por exemplo, daqueles que têm hipersensibilidade a algum componente utilizado nas vacinas contra a covid-19. Nestes casos, no lugar do comprovante de imunização, deverá ser apresentada uma declaração assinada pelo médico, com data e carimbo com o número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). O atestado deverá ser apresentado junto ao documento de identificação original com foto.
De acordo com o prefeito da UnB, Valdeci Reis, a Universidade conta com 70 vigilantes do quadro orgânico, além de 193 vigilantes e 278 porteiros terceirizados. Os profissionais atuam em regime de escala, e trabalharão para implementar o novo protocolo.
“Nós temos a expectativa de cumprir integralmente a deliberação do CAD, que tomou essa decisão visando à saúde da comunidade porque o nível de contágio [da covid-19] está muito alto. Esperamos contar com a colaboração da nossa comunidade de uma forma geral”, afirma o prefeito.
>> Em carta, reitora destaca novos protocolos para acesso às edificações da UnB
ACESSO – Para colocar em prática o novo protocolo, serão implementadas mudanças nos acessos aos prédios da Universidade, de modo que seja possível uma abordagem individual pelas equipes de vigilância e portaria. Assim, a Prefeitura elaborou um Plano de Controle de Acesso às Edificações da UnB. O documento pode ser conferido na íntegra aqui.
No caso da Reitoria, por exemplo, o controle será feito na subida da rampa e no acesso em frente ao Decanato de Ensino de Graduação (DEG). No Instituto Central de Ciências (ICC), serão fechadas as entradas nas extremidades sul e norte, além das ruas de serviço, que permitem o acesso de pedestres e de veículos. Assim, o controle ocorrerá pelas entradas sul e norte, sempre em frente ao bloco B e nos fundos do bloco A. Nesta quinta-feira (10), estão sendo afixados cartazes em todos os edifícios para orientar a comunidade universitária sobre as mudanças nos acessos.
No caso do Pavilhão João Calmon (PJC) e do Pavilhão Anísio Teixeira (PAT), os dois acessos laterais serão fechados, assim como a entrada central voltada para o Instituto de Ciência Política (Ipol) e para a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), respectivamente. O controle por parte dos porteiros e vigilantes ocorrerá no acesso central dos dois pavilhões.
ALCANCE – A ampliação da exigência do comprovante de vacinação também valerá para prédios externos em que são desenvolvidas atividades acadêmicas. É o caso da Fazenda Água Limpa, do UnB Idiomas, da Casa Niemeyer e do Centro UnB Cerrado.
Valdeci Reis conta que, antes mesmo da elaboração do protocolo para ampliar a exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19, algumas unidades acadêmicas e administrativas se anteciparam, como o Instituto de Química (IQ) e a Faculdade UnB Planaltina (FUP).
“Eles fizeram uma circular interna e pediram para que todos os membros daquela comunidade apresentassem o cartão de vacinação para a Secretaria”, conta o prefeito. “A partir daí, eles construíram uma lista com todas as pessoas que já estavam vacinadas, e com essa lista na portaria, não será preciso mostrar o cartão de vacinação, basta apresentar o documento de identificação com foto. Isso foi uma ação bastante assertiva porque vai dar fluidez às filas. Esse é o procedimento que nós aguardamos que seja adotado em todas as unidades acadêmicas (e em parte das administrativas) para facilitar a fluidez”, pontua.
DESAFIOS – A decana Rozana Naves afirma que o principal desafio será a adaptação da comunidade universitária ao novo protocolo, que, em um primeiro momento, pode gerar filas nos locais de acesso às edificações: “No início, nós vamos controlar a entrada um a um enquanto estabelecemos alguma alternativa mais automatizada”.
A Universidade também se preparou para orientar aqueles que não se imunizaram por opção – e não por recomendação médica – e que eventualmente queiram acessar as instalações da UnB. Caso a pessoa insista em entrar no local sem apresentar o comprovante, ela será identificada com o objetivo de registrar uma ocorrência e a Diretoria de Segurança será acionada.
Desde 7 de dezembro de 2021, a apresentação do certificado de vacinação contra a covid-19 já vinha sendo exigida para ter acesso ao Restaurante Universitário (RU) e à Biblioteca Central (BCE), no campus Darcy Ribeiro. Até então não foi registrada nenhuma ocorrência nestes ambientes, informa a Prefeitura.
Confira vídeo da UnBTV sobre o assunto:
Leia também:
>> Reitora e decanos se reúnem com UnBTV
>> Egresso da UnB realiza experimentos no espaço
>> UnB desenvolve inseticida capaz de combater o Aedes aegypti
>> UnB em defesa da vacinação contra covid-19
>> UnB é oitava melhor do Brasil, aponta ranking espanhol
>> Está disponível o novo edital de Mudança de Curso e de Dupla Diplomação
>> Nova direção da Faculdade de Educação Física toma posse
>> Aplicativo auxilia agricultores na restauração do Cerrado
>> Docentes podem concorrer a bolsas de pós-doc do Grupo Tordesilhas
>> Pesquisa da UnB mostra alta prevalência de covid-19 entre internos da Papuda
>> Debate aborda desafios e perspectivas para efetivar cotas a pessoas trans na UnB
>> UnB amplia exigência do comprovante de vacinação contra covid-19
>> UnB é parceira em projeto para elaborar mural com pinturas sobre Ulysses, romance de James Joyce
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus