DIÁLOGO

Entre elogios à atuação da tevê universitária durante a pandemia, servidores apontaram necessidades do setor

Servidores da UnBTV e Administração Superior reuniram-se remotamente nesta terça (8). Imagem: Reprodução

 

Os avanços alcançados nos últimos anos e as necessidades atuais da UnBTV foram temas do encontro Diálogos com a Reitora da última terça-feira (8). A conversa on-line reuniu representantes da Administração Superior e servidores da televisão universitária. A reitora Márcia Abrahão ressaltou a importância que a tevê tem para a Universidade e toda a comunidade acadêmica. A UnBTV completou 15 anos em novembro de 2021 e está de mudança para nova sede no campus Darcy Ribeiro, no prédio antes ocupado pela Autotrac.  

A reitora também destacou o papel da TV na atual gestão. "Está mais do que incluída entre as prioridades nas políticas institucionais. No período em que a Universidade teve uma redução de orçamento de 50%, a UnBTV teve 460% de aumento”, comparou a reitora ao frisar que a redução do número de servidores públicos é uma decisão governamental, que tem, ano a ano, diminuído também o orçamento das universidades.

O diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas, apresentou dados sobre a atuação do canal durante a pandemia e também os ideais que norteiam as ações da TV ao longo do tempo. “Temos tentado reconhecer que somos um órgão que atua na comunicação institucional, mas que também tem um papel de educação da comunidade do ponto de vista audiovisual”, disse o docente da Faculdade UnB Planaltina. “Capacitamos professores, estudantes e técnicos para o trabalho com a linguagem audiovisual, nas perspectivas dos vários letramentos”, detalhou Villas Bôas.

A pandemia aumentou a relevância do órgão, que transmitiu mais de 173 reuniões, debates, cerimônias oficiais e webinários, além de 294 produções audiovisuais, como reportagens, entrevistas e animações. Atualmente, 60% da programação é produzida pela UnBTV, que também cede conteúdo para outras emissoras.  

DEMANDAS – Os servidores apresentaram à Administração Superior demandas do setor, como reposição e aumento de equipe, desburocratização de processos de formalização de acordos de cooperação com outros órgãos e empresas, avanço no projeto de uma rádio universitária e a chegada do canal à TV aberta.  

“Para crescer, precisamos de pessoal. A quantidade de pessoas que temos para toda a TV é o que outros canais têm para uma hora de programação. Temos uma grande dificuldade de captação de recursos e precisamos avançar em parcerias”, disse o servidor Frank Lopes.  

A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Mendes, destacou que o decanato tem atuado junto a outros órgãos para conseguir mobilizar força de trabalho. “Temos feito gestões junto ao Ministério da Educação. E estamos tentando junto à EBC (Empresa Brasil de Comunicação) para ver se conseguimos trazer servidores”, explicou.

Também foram apontadas como necessidades a aquisição de seguro para os equipamentos, de computadores que comportem a edição de vídeos e drones para a realização de filmagens aéreas. A decana de Administração, Rozana Naves, garantiu empenho para que o órgão possa continuar seu importante trabalho de difusão do que se faz de melhor na UnB.

Durante o encontro, a servidora Neuza Meller, que dirigiu a UnBTV por mais de dez anos e morreu vítima da covid-19 no ano passado, foi lembrada, com elogios e saudade.

 

Leia também:

>> Egresso da UnB realiza experimentos no espaço

>> UnB desenvolve inseticida capaz de combater o Aedes aegypti

>> UnB em defesa da vacinação contra covid-19

>> UnB é oitava melhor do Brasil, aponta ranking espanhol

>> Está disponível o novo edital de Mudança de Curso e de Dupla Diplomação

>> Nova direção da Faculdade de Educação Física toma posse

>> Aplicativo auxilia agricultores na restauração do Cerrado

>> Docentes podem concorrer a bolsas de pós-doc do Grupo Tordesilhas

>> Pesquisa da UnB mostra alta prevalência de covid-19 entre internos da Papuda

>> Debate aborda desafios e perspectivas para efetivar cotas a pessoas trans na UnB

>> UnB amplia exigência do comprovante de vacinação contra covid-19

>> UnB é parceira em projeto para elaborar mural com pinturas sobre Ulysses, romance de James Joyce

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.