QUADRIÊNIO 2022-2025

Professores Martim Bottaro e Lauro Vianna assumiram gestão da unidade. Solenidade ocorreu nesta quarta-feira (2)

Professor Martim Bottaro é o novo diretor da FEF e divide mandato com o vice Lauro Vianna. Imagem: Reprodução

 

Os professores Martim Bottaro e Lauro Vianna tomaram posse nesta quarta (2) como diretor e vice-diretor, respectivamente, da Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB para o quadriênio 2022-2025. A cerimônia foi transmitida pelo canal no YouTube do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (Gesporte).

 

“Gostaria de agradecer o voto de confiança da comunidade acadêmica. Vamos precisar da colaboração de todos para fazermos uma gestão inclusiva, participativa e responsável. A Faculdade de Educação Física já avançou bastante e pode avançar ainda mais”, disse Martim.

 

Entre os objetivos do mandato, o professor citou a retomada segura às atividades presenciais nessa fase da pandemia, o combate à evasão escolar, a promoção da acessibilidade, a implementação da reforma curricular, a melhoria dos indicadores acadêmicos, a finalização e gestão da nova pista de atletismo e a revitalização do Centro Olímpico. O professor Lauro, atual vice, ressaltou o compromisso com uma gestão democrática e inovadora e em defesa da universidade pública e gratuita.

 

Os professores Fernando Mascarenhas e Ricardo Moreno, gestores no mandato anterior, comemoraram as conquistas da FEF nos últimos quatro anos. “Hoje a faculdade se encontra mais equipada e organizada, mais acolhedora e presente na vida comunitária”, disse o ex-diretor Fernando Mascarenhas.

 

A reitora Márcia Abrahão parabenizou as gestões, ressaltou a importância do esporte e reforçou a missão da UnB para os próximos tempos. “No ano em que a Universidade de Brasília completa 60 anos, temos que relembrar a história projetando o futuro. Nossa missão é continuar sendo uma das melhores universidades da América Latina, com muita inclusão social”, destacou.

 

Com 50 professores e mais de 900 alunos de graduação, a Faculdade de Educação Física acaba de completar 25 anos. A história do desporto na UnB teve início ainda na década de 1960, quando as atividades eram realizadas pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Criado em 1972, o curso de Educação Física funcionou vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde (FS), antes Faculdade de Ciências Médicas, praticamente até a inauguração da FEF em 1997.

 

>> Saiba mais: Faculdade de Educação Física da UnB completa 25 anos

 

PERFIS – Martim Bottaro é professor titular da Faculdade de Educação Física e pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – mais alto nível na classificação da entidade. Com mais de cem artigos publicados na base de dados Pubmed, tem experiência na área de educação física, com ênfase em fisiologia do exercício. Atua principalmente na linha de pesquisa que investiga as adaptações neuromusculares crônicas e agudas do treinamento de força. Foi diretor-presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) de 2013 a 2015.

 

Lauro Vianna é professor adjunto da Faculdade de Educação Física e professor permanente dos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física e Ciências Médicas da UnB, onde é o responsável pela disciplina Tópicos Avançados em Neurofisiologia e Exercício Físico. Sua linha de pesquisa está relacionada ao controle neural da circulação em humanos.

 

Confira a cerimônia de posse:

 

Leia também:

>> Aplicativo auxilia agricultores na restauração do Cerrado

>> Docentes podem concorrer a bolsas de pós-doc do Grupo Tordesilhas

>> Pesquisa da UnB mostra alta prevalência de covid-19 entre internos da Papuda

>> Debate aborda desafios e perspectivas para efetivar cotas a pessoas trans na UnB

>> UnB amplia exigência do comprovante de vacinação contra covid-19

>> UnB é parceira em projeto para elaborar mural com pinturas sobre Ulysses, romance de James Joyce

>> Universidade vai construir novo prédio para a FAV

>> Reitora propõe ampliar exigência do comprovante de vacinação

>> Mercedes Bustamante estudantes a pensarem a ciência como essencial para compreensão do mundo

>> Conheça as propostas selecionadas para a segunda fase da Hackatona de inovação em saúde

>> UnB investe mais R$ 30 milhões no combate à pandemia

>> Administração superior tira dúvidas de calouros

>> Semestre letivo inicia com retomada gradual da presencialidade

>> UnB está preparada para a volta gradual e segura

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.