BOAS-VINDAS

Em transmissão on-line, representantes de decanatos da Universidade responderam perguntas dos estudantes

Representantes de decanatos trouxeram informações valiosas para quem está dando os primeiros passos na vida acadêmica. Imagem: Reprodução/UnBTV

A administração superior da Universidade de Brasília (UnB) acolheu com um bate-papo, nesta segunda-feira (17), os calouros do 2º/2021. No encontro, transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube e que compõe a programação de boas-vindas, os estudantes puderam tirar dúvidas e interagir com representantes da reitoria e dos decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Extensão (DEX), de Assuntos Comunitários (DAC) e de Pós-Graduação (DPG).

O vice-reitor Enrique Huelva saudou o público e destacou a alegria da UnB em receber os novos estudantes. “A cada nova turma e a cada novo grupo que vem a se somar a essa grande família da UnB, [a instituição] renova seus valores principais e acolhe essa diversidade que é fundamental para a nossa instituição”, ressaltou.

Diêgo Madureira, decano de Ensino de Graduação, também ressaltou o novo vínculo dos estudantes com a UnB. “Vocês não estão entrando em uma Universidade, estão se tornando parte dela”.

O vice-reitor ainda convocou os calouros a desfrutarem da UnB, participando de projetos de extensão, iniciação científica e esporte. Ele lembrou também das ofertas cultural e artística. “Aproveitem toda essa enorme amplitude e riqueza, porque é a partir da participação ativa de vocês que a Universidade se renova e se enriquece”, disse.

PESQUISA E EXTENSÃO – Por meio do chat da transmissão, os calouros, além de interagir entre si, puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento da instituição. Na oportunidade, o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó, destacou que, desde a graduação, aqueles que se interessam pela pesquisa podem contar com a Iniciação Científica.

“É um trabalho de parceria e de formação do estudante, que constrói uma relação próxima com o orientador ou orientadora”, destacou Lúcio Rennó. Outro pilar da educação universitária lembrado no evento foi a extensão. A decana Olgamir Amancia ressaltou seu papel de reverter o conhecimento produzido nos campi para a sociedade e afirmou que os interessados em aderir aos projetos de extensão podem participar desde o primeiro semestre, com oportunidades de bolsa ou horas no currículo acadêmico.

Vice-reitor e decano de Ensino de Graduação lembraram da importância da colaboração de todos no combate à pandemia de covid-19. Imagem: Reprodução/UnBTV

APOIO – Ileno Izídio, decano de Assuntos Comunitários, lembrou que o DAC está aberto para atender os estudantes que necessitem de apoio à acessibilidade, à diversidade, à assistência estudantil e à saúde mental. Estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas devem procurar a Diretoria de Acessibilidade (Daces). Lá é possível cadastrar-se para acompanhamento do ponto de vista acadêmico e pedagógico. Ele destacou ainda o papel da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) no atendimento aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Estamos com editais de assistência estudantil abertos e a maioria dos prazos vai até o dia 27. São bolsas de alimentação, moradia estudantil ou na casa do estudante, auxílio transporte, auxílio socioeconômico e o auxílio creche.”

>>Confira o edital de estudo socioeconômico, primeiro passo para o acesso às políticas de assistência da UnB

SISTEMAS – O decano de ensino de graduação lembrou que, no primeiro semestre da graduação, os estudantes são matriculados automaticamente nas disciplinas. Só é possível escolhê-las a partir do semestre seguinte. É importante que os calouros busquem mais informações sobre o acesso às plataformas da Universidade como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e o Aprender, ambiente virtual de aprendizagem, nos sites de boas-vindas e do DEG.

O decano de Ensino de Graduação ressaltou ainda que os estudantes encontram mais informações essenciais da vida universitária no site da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). Onde é possível acessar informações sobre matrícula, calendário acadêmico, os prazos para as atividades durante o semestre letivo, confecção da carteirinha e editais internos, por exemplo.

RECEPÇÃO COM CIÊNCIA – Para sexta-feira (21), ainda como parte dos eventos de boas-vindas promovidos pela Universidade, está marcado o #InspiraUnB, que contará com a presença da professora Mercedes Bustamante, membra da Academia Brasileira de Ciências. O diálogo sobre A Ciência e o Novo Futuro Comum será transmitido, ao vivo, pelo canal da UnBTV no YouTube.

Assista ao vídeo:

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.