SAÚDE

Publicação busca conscientizar a comunidade acadêmica sobre condutas de prevenção contra a propagação do vírus

Terceiro volume da revista mostra a aplicação das medidas de prevenção no dia a dia de trabalhadores da limpeza na UnB. Imagem: Reprodução

Está no ar a 3ª edição da revista UnB contra a covid. A publicação, lançada antes mesmo de ocorrer o retorno do trabalho presencial na UnB, em dezembro, busca mostrar situações vivenciadas no dia a dia pelos profissionais da limpeza, com ênfase na questão didática do que pode ser feito para controlar a transmissão do vírus nos quatro campi da Universidade de Brasília.

A ideia é que a revista ajude a conscientizar a comunidade acadêmica sobre a adoção de condutas de prevenção, como uso de máscara, distanciamento em locais pequenos e como intervir em caso de aglomeração, sobretudo com o retorno ao trabalho presencial.

“A publicação faz parte de um conjunto de ações que, sem dúvida, contribuem para o controle da epidemia”, diz o professor da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) José Iturri, um dos responsáveis pela iniciativa.

Divididos em três volumes, quadrinhos buscam sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à prevenção contra a covid-19 Imagem: Reprodução

Os dois primeiros números focaram nas atividades de recepção e vigilância. As próximas edições devem trazer situações vividas por servidores técnico-administrativos e por professores e alunos em sala de aula. Todas as edições estão disponíveis no repositório UnB em ação.

A revista integra o projeto Educa Covid-19 - Prevenção no cotidiano da UnB, da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), com a participação da Prefeitura do Campus, da FCE e de bolsistas da Sala de Situação da UnB.

O primeiro volume da revista foi lançado em 2020. Além do produto, outros materiais foram elaborados em parceria com os trabalhadores terceirizados no âmbito do projeto, como vídeos educativos que estão disponíveis no canal da UnBTV no YouTube.

Confira um dos vídeos produzidos: