SENSIBILIZAÇÃO

Com histórias criadas por trabalhadores terceirizados, iniciativa finaliza primeiro volume de série que visa conscientizar a comunidade sobre prevenção 

Primeiro volume da revista mostra a aplicação das medidas de prevenção no dia a dia de trabalhadores das recepções da UnB. Imagem: Reprodução

 

O combate à covid-19 tem sido uma das principais pautas da Universidade de Brasília. Atuando neste sentido, o projeto Educa UnB Covid-19 – Prevenção no Cotidiano vem desenvolvendo estratégias institucionais que relacionam educação e comunicação para conscientizar a comunidade sobre práticas para reduzir os riscos de transmissão da covid-19 no cotidiano da UnB. Tem-se em vista que algumas atividades da instituição demandam realização in loco e é importante a preparação para as etapas de retomada gradual das atividades acadêmicas em modo presencial – ainda sem data prevista.

 

Na primeira etapa do projeto, serão lançados três volumes de uma revista em quadrinhos, nove vídeos e podcasts que estimulam a adoção de condutas de prevenção à covid-19. O material está sendo produzido com o apoio de três categorias de prestadores de serviços terceirizados da Universidade (limpeza, recepção e segurança). A iniciativa é conduzida por membros do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes): os professores José Iturri e Pedro Jabur, da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), e a diretora de Administração e Logística da Prefeitura da UnB (PRC), Ana Cristina Brandão.

 

O primeiro volume da revista, intitulada UnB contra a covid, já está acessível e traz histórias pensadas por um grupo de recepcionistas da Universidade. Os personagens dos quadrinhos são também profissionais terceirizados das recepções da UnB, retratados em situações cotidianas de trabalho em relação ao contingenciamento da covid-19. São abordadas questões como uso de máscara, intervenção em caso de aglomerações, medidas de distanciamento social, entre outros.

 

>> Leia o primeiro volume da revista em quadrinhos UnB contra a covid

 

"A construção dos produtos é resultado de um trabalho em constante abertura quanto à escuta das expectativas e dos desejos dos grupos que estão conosco. A revista, com suas histórias, também contam do próprio fazer metodológico do projeto", destaca o professor Pedro Jabur.

Um dos responsáveis pelo projeto, José Iturri salienta que a ideia é favorecer a maior adesão às medidas de prevenção à covid-19 entre a comunidade acadêmica. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A iniciativa partiu da observação de que as orientações para conscientização sobre a covid-19 são quase sempre muito similares (lavar as mãos, usar a máscara, etc.), mas não necessariamente tão efetivas. Assim, o objetivo é elaborar produtos didáticos e pedagógicos de fácil visualização e sensibilização da comunidade acadêmica. Segundo o professor José Iturri, o projeto busca, principalmente, contribuir para o aumento da adoção dessas medidas na vida real. 

 

“Acontece que, por algum motivo, algumas coisas não se adaptam imediatamente. Então nós pensamos: vamos adaptar isso [as orientações] para o dia a dia das pessoas, tentar ouvir quais são as opiniões, as dificuldade e as facilidades que existem realmente para aplicar as normas”, expressa José Iturri.

 

MULTIPLICADORES DE CUIDADOS – Inicialmente, a ideia era registrar o cotidiano dos trabalhadores por meio de vídeos a serem gravados por eles, incorporando os protocolos de segurança contra o novo coronavírus. Foram realizadas reuniões de julho a agosto com os trabalhadores que tiveram interesse no projeto, e desses encontros, acabou sendo produzida a série de revistas.

 

“Nós estimulamos eles [os terceirizados] a expressar o dia a dia deles, no sentido de, caso ocorresse algum tipo de situação em relação à algum risco de contágio, mostrar como eles poderiam se posicionar e conduzir a situação. Eles foram, então, falando a respeito dessas possíveis situações, e em cima disso, fomos trabalhando quais produtos poderíamos fazer”, descreve Ana Cristina.

 

A diretora de Administração e Logística da PRC pontua que a proposta é que os participantes do projeto atuem como “multiplicadores, para que possam compartilhar essas informações de prevenção e, também, de certo modo, contribuir para que tenhamos um trabalho efetivo [na contenção à covid-19]”.

 

CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE – A primeira etapa do projeto contou com o auxílio de cinco estudantes de graduação para elaboração dos materiais: Carolina Macedo, Lúcia Moreira e Luma Lima, do curso de Design e integrantes da empresa júnior Lamparina Design; Nathália Dionísio, do curso de Saúde Coletiva, que fez os primeiros desenhos dos produtos; e Renan Lisboa, do curso de Comunicação, que atua como videomaker no projeto.

 

Ao terem conhecimento da iniciativa, eles se interessaram em contribuir dando projeção às ideais formuladas pelos participantes. Os discentes defendem a importância do projeto para levar informações sobre como agir em determinadas situações de forma evitar o contágio pela covid-19 e, também, para mostrar que a UnB, além de continuar ativa, tem incentivado a adoção de medidas de prevenção entre a comunidade acadêmica.

 

Além disso, os graduandos consideram que os produtos têm papel fundamental para conscientizar o público universitário sobre a importância de cuidar da saúde de todos, em especial dos profissionais que precisam trabalhar presencialmente na Universidade.

 

Para Nathália Dionísio, ouvir as vozes dos trabalhadores terceirizados é uma das formas mais genuínas de poder proporcionar cuidado. “Esse é um projeto para conscientizar o público em geral acerca da importância do trabalho desempenhado pelos profissionais de diferentes funções na prevenção à covid-19”, ressalta a discente.

 

A estudante Carolina Macedo acredita que a arte tem um grande papel nesse sentido. “É uma forma de chamar atenção para esse conteúdo super importante”, destaca.

 

Novos volumes da revista e produtos em outros formatos serão lançados ainda em dezembro e serão disponibilizados no repositório digital Covid-19 UnB em Ação. Em uma próxima etapa, a série também incluirá materiais produzidos junto com técnicos administrativos, estudantes e docentes da UnB. 

 

Leia também:

>> Programa de extensão lança campanha de Natal para fomentar a solidariedade em tempos de pandemia

>> Técnicos da UnB contribuem para manter a UnB ativa em tempos de pandemia

>> Cerimônia marca recondução de reitora e vice-reitor a novo mandato

>> Universidade sediará primeira jornada nacional de educação quilombola

>> Secretaria de Meio Ambiente apresenta resultados ao Conselho de Administração

>> UnB promove a décima edição da Jornada Internacional de Gestão de Esportes

>> 28ª edição do Boletim Coes traz dados atualizados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Cerimônia de posse celebra nova direção do Centro de Excelência em Turismo (CET)

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB

>> Conselho Universitário celebra recondução de reitora da Universidade de Brasília

>> Nova direção da Faculdade UnB Planaltina toma posse

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.