A Universidade de Brasília prepara uma intensa agenda para as comemorações de seus 60 anos, e a extensão será um dos carros-chefe. Por isso, o Decanato de Extensão divulgou a segunda edição do edital UnB 60 anos. O objetivo é apoiar a realização de eventos comemorativos pelas unidades acadêmicas e administrativas da UnB. A ideia é ter cursos, oficinas, seminários, ciclos de palestras, exposições, publicações, entre outras atividades. As propostas podem ser submetidas entre 3 de janeiro e 13 de fevereiro de 2022.
Todas essas atividades poderão fazer parte da proposta unificada das unidades para o Programa Estratégico de Extensão UnB 60 anos. Cada unidade pode receber até cinco bolsas de extensão para auxiliar no desenvolvimento das atividades, além de uma ajuda de custeio de R$ 8 mil, paga em parcela única.
Também é necessário viabilizar a participação de estudantes da educação básica, preferencialmente da rede pública, em, pelo menos, uma das atividades que compõem o projeto.
"As unidades que não participaram da etapa 1 do edital, ocorrida em 2021, também estão habilitadas a participar dessa segunda edição", lembra Alexandre Pilati, diretor Técnico de Extensão.
EVENTO – No último dia 15, em evento que comemorou 60 anos da assinatura da lei de criação da UnB, foram apresentados projetos participantes da primeira edição do edital. O objetivo da etapa 1 foi fomentar a construção e implementação de ações para as comemorações do aniversário. Foram desenvolvidas atividades preparatórias e de mobilização de agosto a dezembro de 2021.
Participaram os projetos das seguintes unidades: Faculdade de Ciências da Saúde, Faculdade de Educação Física, Faculdade de Ciência da Informação, Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Letras, Faculdade de Direito, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Instituto de Química, Instituto de Artes, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares e Centro de Educação a Distância.
“A segunda etapa do edital, além de dar sequência a essas atividades de 'pré-produção', irá também oportunizar que unidades que não conseguiram se mobilizar para participar da etapa 1 possam realizar seus eventos com apoio de bolsistas e de recursos de custeio”, explica Pilati.
“O objetivo é que consigamos ter uma grade de programação expressiva, relacionada às características de cada unidade e com forte esforço de vínculo social. Isto, pois a comemoração dos 60 anos da UnB é um marco para todo o Distrito Federal e certamente os eventos irão contribuir para estreitar ainda mais os laços da UnB com a sociedade de Brasília”, completa.
Confira os projetos que participaram da etapa 1 do edital:
Leia também:
>> UnB dobra número de bolsas para iniciação científica em 2022
>> UnB sobe 27 posições no Urap, ranking internacional que mede qualidade acadêmica
>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas
>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022
>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada
>> UnB permitirá desconto em locação de imóveis que precisam de benfeitorias
>> UnB e Anatel assinam acordo para desenvolvimento do 5G no Brasil
>> Sessão solene marca início das celebrações
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus