EXTENSÃO

Objetivo é apoiar unidades administrativas e acadêmicas em eventos comemorativos. Submissões têm início em 3 de janeiro

A Universidade de Brasília prepara uma intensa agenda para as comemorações de seus 60 anos, e a extensão será um dos carros-chefe. Por isso, o Decanato de Extensão divulgou a segunda edição do edital UnB 60 anos. O objetivo é apoiar a realização de eventos comemorativos pelas unidades acadêmicas e administrativas da UnB. A ideia é ter cursos, oficinas, seminários, ciclos de palestras, exposições, publicações, entre outras atividades. As propostas podem ser submetidas entre 3 de janeiro e 13 de fevereiro de 2022.

Todas essas atividades poderão fazer parte da proposta unificada das unidades para o Programa Estratégico de Extensão UnB 60 anos. Cada unidade pode receber até cinco bolsas de extensão para auxiliar no desenvolvimento das atividades, além de uma ajuda de custeio de R$ 8 mil, paga em parcela única.

Também é necessário viabilizar a participação de estudantes da educação básica, preferencialmente da rede pública, em, pelo menos, uma das atividades que compõem o projeto.

"As unidades que não participaram da etapa 1 do edital, ocorrida em 2021, também estão habilitadas a participar dessa segunda edição", lembra Alexandre Pilati, diretor Técnico de Extensão.

EVENTO – No último dia 15, em evento que comemorou 60 anos da assinatura da lei de criação da UnB, foram apresentados projetos participantes da primeira edição do edital. O objetivo da etapa 1 foi fomentar a construção e implementação de ações para as comemorações do aniversário. Foram desenvolvidas atividades preparatórias e de mobilização de agosto a dezembro de 2021.

Participaram os projetos das seguintes unidades: Faculdade de Ciências da Saúde, Faculdade de Educação Física, Faculdade de Ciência da Informação, Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Letras, Faculdade de Direito, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Instituto de Química, Instituto de Artes, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares e Centro de Educação a Distância.

“A segunda etapa do edital, além de dar sequência a essas atividades de 'pré-produção', irá também oportunizar que unidades que não conseguiram se mobilizar para participar da etapa 1 possam realizar seus eventos com apoio de bolsistas e de recursos de custeio”, explica Pilati.

“O objetivo é que consigamos ter uma grade de programação expressiva, relacionada às características de cada unidade e com forte esforço de vínculo social. Isto, pois a comemoração dos 60 anos da UnB é um marco para todo o Distrito Federal e certamente os eventos irão contribuir para estreitar ainda mais os laços da UnB com a sociedade de Brasília”, completa.

Confira os projetos que participaram da etapa 1 do edital: