OPORTUNIDADES

Inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) vão até 1° de fevereiro

A extensão faz a ponte entre a sociedade e aquilo que a Universidade de Brasília desenvolve. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília publicou o edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), que vai conceder até 560 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac). É um aumento de mais de 15% na quantidade de bolsas em relação ao ano de 2021.

“Com esse quantitativo, hipoteticamente, conseguimos atender à totalidade de projetos e programas hoje cadastrados no Sigaa, com ao menos uma bolsa de extensão. Caso não haja esse quantitativo de propostas recebidas, o número total de bolsas será remanejado entre os participantes”, diz Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.

O DEX também publicou outros editais com vigência para o ano de 2022 como forma de integrar as ações estratégicas da extensão. Em todos os casos, as inscrições de propostas seguem até o dia 1° de fevereiro.

“O objetivo é facilitar o engajamento da comunidade e aumentar a longevidade do período de concessão de bolsas aos projetos contemplados”, explica Pilati. “Como o Sigaa está preparado para receber projetos apenas nos limites do ano fiscal, precisamos ajustar todas as ações de extensão para iniciarem os seus trabalhos o quanto antes. Assim, lançar os editais o mais cedo possível pode contribuir para o aumento do período de vigência e também de financiamento das ações”, detalha.

As ações de extensão devem obedecer a Resolução da Câmara de Extensão (CEX) 1/2020. É importante lembrar que não há trâmite pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), somente no Sigaa. O DEX também preparou uma cartilha com orientações para a submissão de propostas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa).

SUBMISSÃO – No Sigaa, as propostas de extensão estão divididas em algumas categorias: projeto, programa – composto de, no mínimo, três projetos –, curso, evento, produto – decorrente de atividades de extensão –, e prestação de serviço. Depois de finalizado o cadastro e o projeto submetido à aprovação, a proposta recebe o status Aguardando aprovação dos departamentos. Assim, o coordenador de extensão deverá dar a autorização para que a proposta siga o fluxo.

Após a autorização, a proposta assume o status Submetida no Sigaa. A partir de então, a DTE realiza, em até dois dias úteis, a análise técnica e devolve ao proponente para editar, caso a proposta precise de ajustes, ou distribui a proposta para avaliação da proposta pelo Comitê de Extensão.

Na avaliação, é importante que o projeto cumpra diversos critérios, entre eles o protagonismo discente, com pelo menos um estudante indicado como membro da equipe executora, e o envolvimento da comunidade externa nas atividades de extensão.

Com a proposta aprovada, ela adquire o status Em Execução, Aprovado sem recursos ou Aprovado com recursos. Em seguida, será possível inserir os planos de trabalho dos membros da equipe. No caso de cursos e eventos, será possível abrir as vagas e habilitar as inscrições do público.

Durante a realização das ações de extensão, o coordenador deverá enviar o Relatório Parcial de Atividades de Extensão e, após o término, terá até 30 dias para enviar o Relatório Final de Atividades de Extensão. O não envio impedirá a submissão de novas propostas e a participação em editais lançados pelo DEX.

O SIGAA também permite a renovação simplificada de ações após o término: por três vezes no caso dos programas, e uma única vez no caso dos projetos.

Para cadastrar uma proposta, basta fazer o seguinte caminho no Sigaa: Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Submissões de propostas → Submeter proposta.

As propostas devem ser submetidas no mínimo 15 dias úteis antes do início de sua realização e devem ser executadas dentro de um mesmo ano.

EXTENSIONISTAS – A carga horária do professor para a extensão não pode ser superior a 48 horas mensais. É necessário ter estudante de graduação na equipe, e sua carga horária não pode ser superior a 15h.

Caso o projeto não tenha bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área dos membros de equipe, como voluntários ou outras funções disponíveis. O caminho a ser seguido é: Portal do docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Organizadoras.

No caso dos projetos com bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área do plano de trabalho e/ou na área de equipe. Os bolsistas podem ser cadastrados apenas na área de plano de trabalho, enquanto os voluntários, em qualquer uma das duas, ou em ambas.

RENOVAÇÃO – A renovação pode acontecer quando a ação estiver com o status Concluída no Sigaa. Para um projeto ser considerado concluído, deve-se cadastrar o relatório final da ação. Se o projeto possuir bolsistas, eles devem fazer o relatório de discente no Sigaa, e o coordenador da ação deve aprovar ou reprovar o relatório.

Para cadastrar relatório final do projeto, o caminho é: Portal do docente → Extensão → Relatórios → Relatórios de Ações de Extensão.

Dúvidas sobre o cadastramento de propostas no Sigaa podem ser tiradas pelo DTE/DEX pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira a apresentação dos Editais DEX 2022:

 

 

 

*Matéria atualizada em 21/01 para informe sobre prorrogação no prazo de inscrição, que vai até 1° de fevereiro.

Leia também:

>> Ecologista Mercedes Bustamante é a convidada das boas-vindas do semestre

>> Projeto de extensão exibe conteúdos em aplicativo

>> UnB retoma pesquisas na Antártica

>> Equipe UnB/Embrapa vence torneio internacional de biologia sintética

>> Casa de acolhimento para famílias indígenas em emergência sanitária é inaugurada no DF

>> Faculdade UnB Gama oferta curso de especialização em Informática na Educação

>> Nota da Reitoria da UnB sobre a pandemia de covid-19 e comprovante de vacinação

>> Retrospectiva 2021: Lembrar o passado para projetar o futuro

>> UnB assina contratos para construções de creche e centro de pesquisa em primeira infância

>> DEX divulga segunda edição do edital UnB 60 anos

>> UnB dobra número de bolsas para iniciação científica em 2022

>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas

>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022

>> Revista em quadrinhos que ajuda na conscientização contra a covid-19 chega à terceira edição

>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.