DIVULGAÇÃO

Projeto integra lista de instituições convidadas para participar de mostra que homenageia Brasília e que foi disponibilizada no Google Arts & Culture

Conteúdos do Museu do Cerrado estão disponíveis de forma gratuita e podem ser uma boa pedida na programação de férias. Arte: Reprodução

 

O Museu do Cerrado representa a Universidade de Brasília no Google Arts & Culture, levando oito exposições à mostra Brasília: Um Sonho Construído. A mostra homenageia a capital com um acervo feito a partir da colaboração de outras 18 instituições, entre elas a Biblioteca Nacional de Brasília e a Câmara dos Deputados.

A ideia é permitir que amantes da cultura no mundo inteiro conheçam e descubram, em um só lugar, os tesouros que fazem de Brasília um incrível museu a céu aberto, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1987. Com a participação do Museu do Cerrado, os visitantes poderão atentar não apenas à arquitetura da cidade planejada, mas ampliar o olhar para o bioma em que esta joia está incrustada.

“Brasília está no meio do Cerrado, a savana mais biodiversa do mundo, onde encontra-se 5% da biodiversidade do planeta. É o berço das águas da América do Sul e a caixa d'água do Brasil”, resume a professora da Faculdade de Educação Rosângela Corrêa, diretora geral do Museu.

A mostra traz uma coleção on-line com mais de 4 mil imagens históricas, 200 obras de arte digitalizadas em alta resolução e tours virtuais, em sintonia com a vocação do Museu do Cerrado que, sem muros, trabalha para levar ao público em geral o acesso a conhecimentos sobre o Cerrado em seus mais diversos aspectos: histórico, arqueológico, antropológico, biológico, educativo, gastronômico, econômico e político.

Ilustração científica é um dos destaques na mostra do Museu do Cerrado. Acima, ilustração de tucano, na exposição Cerrado em Aquarela. Imagem: Reprodução

 

“A contribuição do Museu do Cerrado mostra a capital do Brasil no meio de sua natureza, a partir da história desta região desde a época dos seus primeiros habitantes até ao que hoje conhecemos como a capital do Brasil. Com isso, ampliamos o conceito de patrimônio material para incluir a riqueza socioambiental do Cerrado brasileiro”, observa Rosângela.

As oito exposições do Museu na plataforma Google Arts & Culture reúnem temas como a sociobiodiversidade do Cerrado e a ocupação de Brasília. Entre os títulos estão Brasília, Antes de Brasília; Um olhar sobre as Aves do Cerrado e Eco-história do Cerrado.

 

Algumas exposições foram montadas especialmente para serem divulgadas na plataforma.

No primeiro semestre de 2022, o Museu do Cerrado deve lançar duas novas exposições no Google Arts & Culture. Como a perspectiva de alcance é nacional e internacional, a professora Rosângela destaca o potencial da ferramenta para levar o conteúdo produzido na Universidade a novas fronteiras.

OLHAR SOCIOAMBIENTAL – O Museu do Cerrado é uma iniciativa da área de Educação Ambiental e Ecologia Humana na Faculdade de Educação criada em 2017 com o objetivo de divulgar os “conhecimentos científicos, os saberes e os fazeres populares acerca da sociobiodiversidade do Sistema Biogeográfico do Cerrado”. Além da parceria com a plataforma da Google, o acervo está aberto à visitação em endereço próprio: www.museucerrado.com.br.

Rosângela Corrêa, diretora geral do Museu do Cerrado, valoriza a iniciativa pela difusão acessível de produção científica. Foto: Arquivo pessoal

 

"O Museu Virtual é uma ferramenta para a construção coletiva do sentimento de pertença ao Cerrado; um espaço à colaboração, à conexão e à discussão e, por conseguinte, à criação de conhecimento e à intervenção social", define a coordenadora Rosângela Corrêa. Em 2018, a iniciativa tornou-se projeto de extensão. Assim, estudantes de múltiplos cursos da UnB podem participar da gestão do Museu.

 

ACESSE – O Google Arts & Culture dá acesso a exposições de mais de 2 mil museus. A iniciativa sem fins lucrativos busca preservar e tornar a arte e a cultura mais acessíveis, por meio da disponibilização on-line. A plataforma pode ser não só um espaço de aprendizado, como também convidativo para o lazer no período de férias.

 

Para conferir a mostra Brasília: Um Sonho Construído acesse o site ou baixe o aplicativo do Google Arts & Culture no iOS ou Android. Veja as exposições disponibilizadas pelo Museu do Cerrado:

 

>> Eco-história do Cerrado

 

>> Brasília, Antes de Brasília

 

>> Brasília, além do Plano Piloto: memórias das "cidades satélites"

 

>> Perto de muita água, tudo é feliz!

 

>> Por que o sapo não lava o pé?

 

>> Frutos do Cerrado Atrativos para Homo Sapiens

 

>> Cerrado em Aquarela

 

>> Um olhar sobre as Aves do Cerrado (parte 1, 2 e 3)

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB retoma pesquisas na Antártica

>> Equipe UnB/Embrapa vence torneio internacional de biologia sintética

>> Casa de acolhimento para famílias indígenas em emergência sanitária é inaugurada no DF

>> Faculdade UnB Gama oferta curso de especialização em Informática na Educação

>> Nota da Reitoria da UnB sobre a pandemia de covid-19 e comprovante de vacinação

>> Retrospectiva 2021: Lembrar o passado para projetar o futuro

>> UnB assina contratos para construções de creche e centro de pesquisa em primeira infância

>> DEX divulga segunda edição do edital UnB 60 anos

>> UnB dobra número de bolsas para iniciação científica em 2022

>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas

>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022

>> Revista em quadrinhos que ajuda na conscientização contra a covid-19 chega à terceira edição

>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.