MENSAGEM

No exercício da reitoria, Enrique Huelva saúda a comunidade na abertura do período letivo que marca o retorno gradual das atividades acadêmicas

Queridas(os) estudantes, docentes e técnicas(os),

É uma alegria imensa recebê-los para mais um semestre letivo!

A Universidade de Brasília ainda está prioritariamente on-line, mas começa o retorno gradual e seguro das atividades letivas, após dois anos de ensino remoto. Para esse início, cerca de 15% das turmas ocorrerão de modo presencial ou semi-presencial.

O luto pelas mais de 620 mil vidas que perdemos permanece, e sabemos que a pandemia não acabou. A Universidade está preparada para fazer a gestão de situações que envolvam a covid-19 e tem protocolos específicos. O Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes), que monitora os dados epidemiológicos da pandemia e da influenza, fornece informações que auxiliam a tomada de decisão da Universidade de Brasília. O Coes reúne-se com a Administração Superior da UnB periodicamente.

É importante que todos conheçam os documentos que orientam as ações e condutas, disponíveis no site da instituição (www.unb.br).

As perspectivas de futuro, conduzidas pela ciência, nos trazem esperança. Com o avanço da vacinação, vimos o número de mortes e internações diminuir. A comunidade da UnB está mais de 90% vacinada e podemos retomar os nossos espaços físicos aos poucos, com muito planejamento e segurança, orientados pelo Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UnB.

Contamos com a atuação de cada um – estudantes, docentes, técnicos (as) e terceirizados (as) – para manter a Universidade segura. Disponibilizamos totens de álcool em gel e fizemos uma série de alterações em nossas instalações, como as substituições dos bebedouros, de torneiras e lixeiras. Placas e sinalizações orientadoras estão espalhadas pelos campi.

O comprovante de vacinação continua sendo exigido no Restaurante Universitário e na Biblioteca Central. Não deixe de baixar e atualizar diariamente o aplicativo Guardiões da Saúde, a ferramenta de vigilância em saúde participativa da nossa comunidade.

Por fim, 2022 é um ano muito especial para nós. A Universidade de Brasília completa 60 anos e diversas atividades vão acontecer nos quatro campi. Receberemos também a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Desejamos que todos sintam o orgulho e a responsabilidade de ser parte dessa Universidade criativa, democrática, crítica e inovadora –  sonhada por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. Atuante como sempre, necessária como nunca.

Desejo um excelente semestre a todos.

Enrique Huelva
Vice-Reitor no exercício da Reitoria