PESQUISA

Projetos financiados abrangem áreas que vão desde o desenvolvimento de fármacos e vacinas até apoio para segmentos sociais vulneráveis

Doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas, no Brasil e no exterior. Arte: Secom/UnB

As ações de combate à pandemia de covid-19 desenvolvidas pela UnB acabam de ganhar um reforço: 114 pesquisas irão contar com investimentos que podem variar entre R$10 mil e R$6 milhões, totalizando mais de R$30 milhões de recursos extras aplicados.

O montante reúne investimentos próprios e arrecados em 2020 e 2021 por meio de emendas parlamentares e financiamentos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).

“Apesar das restrições orçamentárias, a UnB tem conseguido captar recursos para manter ações sistemáticas de pesquisa e extensão para salvar vidas e enfrentar a presente crise sanitária”, afirma o vice-reitor Enrique Huelva, que preside o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar).

Os 114 projetos de pesquisa, extensão e inovação que receberão apoio fazem parte de um portfólio de 172 iniciativas da Universidade. Eles abrangem diferentes áreas do conhecimento, que vão desde o desenvolvimento de fármacos e vacinas ao apoio a segmentos sociais vulneráveis. Essas iniciativas foram mapeadas em chamadas públicas de prospecção realizadas entre 2020 e 2021 pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 (Copei) da UnB e pelos decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Extensão (DEX).

PROJETOS EM EXECUÇÃO – Em 2020 e 2021, a UnB financiou 84 projetos do portfólio. São iniciativas que geram resultados em diversas frentes no combate à pandemia como testagem, produção de material de proteção individual e informação para a sociedade. Em 2022, a Universidade incrementará o apoio a esses projetos em execução e beneficiará outras 30 iniciativas adicionais. Dessa forma, garante-se o financiamento a mais de 65% do portfólio. Outros 17 projetos vêm sendo executados por membros da comunidade universitária sem custos, enquanto 41 ainda aguardam recursos para financiamento.

>> Saiba como fazer sua doação ao fundo de combate à covid-19

Todos os projetos encontram-se descritos no repositório Covid-19: UnB em Ação. A plataforma reúne ainda 1.702 produtos, além de documentos orientadores e protocolos de biossegurança para a comunidade universitária.

COMO AJUDAR – O Copei foi criado em 2020 para planejar, sistematizar e viabilizar a execução de ações institucionais para o enfrentamento da pandemia. Além de induzir projetos e captar recursos, o Comitê realiza parcerias com instituições públicas e privadas para apoiar as iniciativas da UnB. Em conjunto com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), a Universidade criou um fundo de doações, em que pessoas físicas e jurídicas do Brasil ou do exterior podem contribuir para o combate à pandemia.

Para fazer uma doação, acesse o site: www.doe.unb.br. Se a doação for em forma de serviços, materiais ou equipamentos, é preciso, antes, articular a ação junto ao Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atualmente, o Copei recebe propostas de projetos e ações em fluxo contínuo, conforme especificações da Segunda Chamada Prospectiva de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o Combate à Covid-19, lançada em abril de 2021. Para submeter projeto de pesquisa, extensão ou inovação é necessário ser servidor público (docente ou técnico administrativo) pertencente ao quadro permanente da Universidade de Brasília. O encaminhamento é feito por meio de formulário on-line. O resultado preliminar é divulgado aos proponentes em até cinco dias úteis após a submissão.

O Copei reúne 33 docentes de todas as grandes áreas do conhecimento. Para melhor funcionamento, o Comitê está organizado em três subcomitês: de projetos, acompanhamento e execução; de infraestrutura e recursos humanos; e de parcerias institucionais.