PÓS-GRADUAÇÃO

Capes-PrInt permite pagamento de bolsas e auxílios para desenvolvimento de pesquisas em outros países

UnB dispõe de um Plano de Internacionalização desde 2018 e aderiu ao Capes-PrInt no mesmo ano. Acima, foto do jardim de sequeiro do Instituto Central de Ciências (ICC), no campus Darcy Ribeiro. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

A participação da Universidade de Brasília (UnB) no Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-PrInt) acaba de ser renovada pelos próximos dois anos. O Capes-PrInt estimula a formação de redes de pesquisa internacionais dos programas de pós-graduação, por meio da concessão de auxílio financeiro para mobilidade de pesquisadores para outros países.

 

Na UnB, 30 programas de pós-graduação participam do Capes-PrInt. O decano de Pós-Graduação, Lucio Rennó, explica que a renovação é decorrente de um processo de prestação de contas que foi aprovado pela Capes. “Nós fizemos, no transcorrer do ano passado, todo um processo de coleta de informação dos nossos programas que receberam o PrInt para prestação de contas intermediária”, detalha.

 

A Universidade foi avaliada em termos de estrutura institucional para internacionalização, parcerias internacionais estabelecidas entre pesquisadores da UnB e estrangeiros, número de bolsistas associados a esta parceria e produção técnica e bibliográfica, alcançados com o fomento do Capes-PrInt ou estimulados pela implementação do programa na UnB.

 

De acordo com a Capes, “a UnB demonstra ter avançado na formalização de parcerias internacionais''. Pelas informações relatadas, a partir do Capes-PrInt, em alinhamento com o Plano Institucional de Internacionalização, 128 parcerias geraram 264 produtos que contribuíram para a proposta de internacionalização da instituição, a exemplo de artigos científicos de alto impacto e formação de recursos humanos.

 

A partir desta aprovação, a Universidade vai lançar novos editais de intercâmbio, movimentação de pessoas, bolsa sanduíche e pesquisadores visitantes, a partir de abril, quando se abre a janela para realização dos editais. Em 2019, o programa destinou aproximadamente R$ 9 milhões em bolsas. Em 2020, foram destinados R$ 7,5 milhões. Os valores a serem disponibilizados este ano ainda não foram divulgados.

 

HISTÓRICO – O Projeto Institucional de Internacionalização da UnB foi aprovado pela Capes em 2018. O primeiro edital interno para a distribuição dos recursos entre os programas de pós-graduação ocorreu em 2019. Existe previsão de disponibilização de recursos dentro deste projeto até 2023.

 

Leia também:

>> Mais de 13% dos estudantes de pós-graduação da UnB são egressos da iniciação científica

>> Em carta, reitora destaca novos protocolos para acesso às edificações da UnB

>> Nova direção do Instituto de Letras toma posse

>> Exigência do comprovante de imunização contra a covid-19 em todos os prédios da UnB vale a partir de sexta-feira

>> Reitora e decanos se reúnem com UnBTV

>> Egresso da UnB realiza experimentos no espaço

>> UnB desenvolve inseticida capaz de combater o Aedes aegypti

>> UnB em defesa da vacinação contra covid-19

>> UnB é oitava melhor do Brasil, aponta ranking espanhol

>> Está disponível o novo edital de Mudança de Curso e de Dupla Diplomação

>> Nova direção da Faculdade de Educação Física toma posse

>> Aplicativo auxilia agricultores na restauração do Cerrado

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.