HOMENAGEM

A criação da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde foi destacada na solenidade

Celebração ocorreu em sessão solene da Câmara Legislativa do DF. Na imagem, em sentido horário: deputada Arlete Sampaio; diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache; e reitora da UnB, Márcia Abrahão. Imagem: Reprodução


As ações de cooperação técnica e científica entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília foram lembradas pela reitora Márcia Abrahão na homenagem aos 45 anos da chegada da instituição ao Distrito Federal (DF). A celebração reuniu a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, o secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, a deputada Arlete Sampaio e outros parlamentares. A sessão solene foi transmitida pela televisão da Câmara Legislativa do DF, na sexta-feira (18).

 

“Esse momento de pandemia mostrou a importância de termos um Estado forte e presente, a importância das instituições públicas como a Fiocruz, das universidades públicas e do nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Parabenizo toda a comunidade da Fundação, especialmente da unidade de Brasília, com a qual temos a honra de compartilhar o espaço no campus Darcy Ribeiro. Vida longa à Fiocruz”, disse a reitora.

 

A Fiocruz Brasília inaugurou seu prédio em 2010, mas desde a década de 1980 já havia garantido o terreno no campus Darcy Ribeiro pelo então reitor Cristovam Buarque. “Trazer a Fundação Oswaldo Cruz para dentro do campus da UnB foi justamente para pensarmos juntos os desafios da ciência e tecnologia no Distrito Federal”, afirmou a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

 

Entre as centenas de atividades conjuntas nas últimas décadas, Márcia Abrahão destacou a criação da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps), que envolveu mais de 300 profissionais das duas instituições. A ferramenta propiciou aos profissionais de saúde da atenção primária o acesso a informações sobre os grupos mais vulneráveis à covid-19. A intenção é inaugurar, em abril, a plataforma ligada ao Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB.

 

Os encontros para debater a importância das mulheres na ciência têm mobilizado a UnB e a Fiocruz. A atividade integra as comemorações dos 60 anos da Universidade e prevê sessões mensais até dezembro. A primeira aconteceu em 11 de fevereiro, com o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. “Essa é uma agenda prioritária e é necessário reafirmar o direito a equidade de gênero”, destacou Fabiana Damásio.

 

A partir de abril, as instituições visitarão escolas públicas do DF e farão o lançamento do concurso de desenho e texto Eu no futuro como cientista e a UnB, para meninas entre 15 e 17 anos. Em agosto, o evento “Mulheres e Diversidade na Ciência” ocorrerá em dois períodos. A Fiocruz também participará das atividades da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá na UnB em julho. Além disso, a UnBTV e a Fiocruz pretendem lançar um programa sobre políticas públicas.

 

Participaram ainda da solenidade a presidente do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues, a senadora Leila Barros, o deputado distrital Leandro Grass e a deputada federal Erika Kokay.

 

Confira a sessão solene:

 

Leia também:

>> Estudo avalia nível de funcionalidade entre idosos do DF durante a pandemia

>> Direção é empossado no Instituto de Geociências em nova formatação

>> Vigilantes e agentes de portaria participam de treinamento sobre exigência do comprovante de vacinação

>> Capes renova participação da UnB em programa de internacionalização

>> Mais de 13% dos estudantes de pós-graduação da UnB são egressos da iniciação científica

>> Em carta, reitora destaca novos protocolos para acesso às edificações da UnB

>> Nova direção do Instituto de Letras toma posse

>> Exigência do comprovante de imunização contra a covid-19 em todos os prédios da UnB vale a partir de sexta-feira

>> Reitora e decanos se reúnem com UnBTV

>> Egresso da UnB realiza experimentos no espaço

>> UnB desenvolve inseticida capaz de combater o Aedes aegypti

>> UnB em defesa da vacinação contra covid-19

>> UnB é oitava melhor do Brasil, aponta ranking espanhol

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.