PATRIMÔNIO

Mudança trará agilidade para as manutenções das edificações e ampliará eficiência dos gastos

Proposta de constituição da Associação de Compossuidores foi levada pela reitora a conhecimento de representantes dos residentes em apartamentos da UnB. Imagem: Reprodução

 

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, apresentou para os representantes dos moradores dos apartamentos da Universidade uma proposta de criação de Associação de Compossuidores. A ideia é que os moradores se organizem em condomínios e que a associação possa gerir a manutenção básica das edificações, de forma similar ao que ocorre em condomínios tradicionais.

 

A Associação de Compossuidores será responsável por receber a taxa de manutenção e administrá-la, como ocorre em todos os edifícios residenciais. O assunto já foi tratado com os representantes e moradores em outras ocasiões. A reunião ocorreu na terça-feira (22).

 

Atualmente, a taxa de manutenção que os moradores da Colina e das quadras SQN 205, SQN 206 e SQN 109 (blocos I e J) pagam para a UnB soma R$ 6,1 milhões. Esse valor é integralmente destinado a custear os serviços rotineiros dos prédios, como limpeza, segurança, jardinagem e portaria. Um dos pontos esclarecidos pela administração refere-se à utilização do orçamento da Universidade para receber essa taxa e pagar contratos desses serviços rotineiros.

 

“Com o teto de gastos [emenda 95], o melhor seria a Universidade não receber em seu orçamento esses recursos e assim liberar espaço para captar recursos que possam ser de fato investidos em ensino, pesquisa e extensão, que é a nossa missão institucional”, explicou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

 

Parte dos representantes ficou em dúvida sobre quais as responsabilidades na manutenção dos imóveis caberiam à Universidade. “Como proprietária dos apartamentos, a UnB continuará responsável pela manutenção da infraestrutura, como obras de recuperação, modernização dos elevadores e qualquer despesa que seja configurada como um investimento. A recuperação de edifícios que ficaram décadas sem manutenção continuará a ser feita pela UnB, mas precisaríamos de muito mais recursos do que a UnB dispõe atualmente. Por isso, também é importante que a gente amplie a arrecadação própria”, explicou a reitora Márcia Abrahão.

 

O documento com a proposta detalhada será encaminhado aos representantes dos blocos, para discussão com os moradores e encaminhamento de sugestões.

 

BENEFÍCIOS – Além de liberar espaço no orçamento para recebimento de recursos que possam ser aplicados nas atividades-fim da Universidade, a medida vai garantir que os moradores definam suas prioridades e busquem alternativas de contratos e serviços de manutenção mais adequados às suas necessidades e especificidades de cada edificação, com maior celeridade. “A atuação dos compossuidores apoiará a administração da Universidade na manutenção da habitabilidade e funcionalidade dos imóveis, contribuindo para a preservação do patrimônio da Universidade de Brasília”, disse a secretária de Patrimônio Imobiliário, Viviane Costa.

 

Leia também:

>> Reitoria se reúne com docentes e técnicos da Faculdade de Tecnologia

>> Inscrições para a Sessão de Pôsteres da 74ª Reunião Anual da SBPC estão abertas

>> HUB recruta profissionais de saúde para estudo sobre vacina contra a covid-19

>> Reitora participa das comemorações dos 45 anos da Fiocruz

>> Estudo avalia nível de funcionalidade entre idosos do DF durante a pandemia

>> Direção é empossado no Instituto de Geociências em nova formatação

>> Vigilantes e agentes de portaria participam de treinamento sobre exigência do comprovante de vacinação

>> Capes renova participação da UnB em programa de internacionalização

>> Mais de 13% dos estudantes de pós-graduação da UnB são egressos da iniciação científica

>> Em carta, reitora destaca novos protocolos para acesso às edificações da UnB

>> Nova direção do Instituto de Letras toma posse

>> Exigência do comprovante de imunização contra a covid-19 em todos os prédios da UnB vale a partir de sexta-feira

>> Reitora e decanos se reúnem com UnBTV

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.