- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

 

 

UnB, UM PRESENTE PRA VOCÊ! 

Revista Darcy celebra os 60 anos da Universidade de Brasília 

A edição nº 27 da Revista Darcy está on-line! A edição comemora os 60 anos da UnB, mostrando mais sobre a nossa Universidade atuante e necessária – como projetava seu fundador, Darcy Ribeiro. As reportagens contam sobre contribuições da UnB para democratizar o acesso ao ensino superior, abordam o crescimento institucional ao longo dos anos até o ponto de excelência atual e perpassam fatos que marcaram a História. Há ainda materiais inéditos sobre pesquisas notáveis, um ensaio visual marcante, curiosidades sobre o vocabulário de quem frequenta a UnB e muito mais! Desfrute e celebre a UnB! 

>> Acesse a Darcy 

 

 

HOMENAGEM 

UnB reverenciada no Congresso Nacional 

Em 25 de abril, às 14h, a Universidade de Brasília será homenageada no plenário do Senado Federal. A sessão comemorativa pelos 60 anos, proposta pela senadora Leila Barros, contará com a participação da reitora Márcia Abrahão e de convidados especiais. A UnBTV fará a transmissão ao vivo, em seu canal no YouTube. 

Mais informações: senado.leg.br 

 

 

FESTEJOS 

Sessão solene do Consuni reúne a comunidade 

Em 22 de abril, sessão solene do Conselho Universitário vai festejar os 60 anos da UnB. O Consuni é o principal órgão colegiado da instituição, com representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica. A cerimônia será presencial e transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. Para saber mais, fique ligado em nossos canais oficiais. 
 
Mais informações: noticias.unb.br 

 

 

Como parte das ações pelo Dia de Resistência e Luta dos Povos Indígenas no Brasil, a UnBTV transmite, em 18 de abril, o debate Projeto de Lei 191: Afronta a Constituição Federal e ataque aos povos indígenas, evento da VII Semana dos Acadêmicos Indígenas da UnB 

 

A Editora UnB comemora os seus 60 anos com uma sessão virtual em 22 de abril, às 11h, transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. O evento celebrará a trajetória da EDU ao longo das décadas, relembrando momentos históricos, obras de destaque e autores publicados. 

 

 

GUERRA NA UCRÂNIA 

Neab/Ceam protocola carta contra o racismo 

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam), protocolou a Carta Contra o Racismo na Guerra da Ucrânia, documento assinado por intelectuais e professores do mundo inteiro. A ação junto a representante do Poder Executivo nacional reforça a importância do conteúdo, que denuncia graves violações contra populações de origens africana e asiática em meio aos conflitos no leste europeu.  

Mais informações: neab.unb.br 

 
 

IdA QUER SABER 

Pesquisa sobre site institucional 

A direção do Instituto de Artes (IdA) convida a comunidade acadêmica a responder pesquisa de opinião sobre o site da unidade: ida.unb.br. O questionário visa coletar informações sobre a experiência do usuário com leiaute, navegação, usabilidade, responsividade e outros itens. Usuários frequentes ou novos podem participar. Responda e ajude o IdA a se integrar melhor à comunidade! 

Mais informações: forms.com/ida 

 

 

Hugo Rodas, eterno! 

As comunidades acadêmica e brasiliense seguem prestando homenagens ao artista e professor Hugo Rodas, que morreu em 13 de abril. Uruguai radicado no Brasil, o professor emérito deixa um legado singular à cena cultural do país e saudades àqueles que experenciaram sua alegria de viver. 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

 

Nesta semana, o Museu de Geociências da UnB realizou sua primeira visita guiada após o início da pandemia de covid-19! O Instagram oficial está com um carrossel muito fofo e cheio de esperança que você deveria conferir!  

 

Se animou e quer saber como possibilitar essa visita às crianças que você conhece? O Twitter oficial te mostra o caminho: 

 

A UnBTV preparou um vídeo super legal com a participação da Universidade na última Campus Party Brasília, no fim de março. Curte aí! 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.