- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

 

Vamos construir juntos o amanhã? 

A campanha institucional da Universidade de Brasília para o ano de 2023 está no ar! Embora o ano que passou tenha sido de festa pelos 60 anos da UnB, ninguém pode negar que os tempos recentes foram pesados e sombrios. E se lá atras colocamos o foco sobre o que havia de bom, agora estamos animados para fazer com que tudo o que venha seja mágico! No que depender da nossa força de vontade e das nossas ações, o futuro vai ser, sim, mil vezes melhor do que o que passou! Combinado? Toda a comunidade já está com acesso liberado a aplicações da marca, para poder espalhar esse otimismo por aí. Sem perder tempo, mãos à obra, afinal: Futuro é agora! 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

BARBÁRIE EM BRASÍLIA 

UnB repudia atos antidemocráticos 

No dia 8 de janeiro, a comunidade acadêmica acompanhou horrorizada os atos violentos que vandalizaram a Praça dos Três Poderes, constituindo o ápice de uma série de atos contra a democracia e o resultado legítimo das últimas eleições. Ao longo da semana, a administração superior, unidades acadêmicas, o movimento estudantil e o Conselho Universitário posicionaram-se pela democracia e responsabilização dos vândalos. 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

EVENTO NO IL 

Direitos humanos a toda hora 

A Comissão de Direitos Humanos do Instituto de Letras (IL) promove, em 19 de janeiro, evento voltado para a promoção de temas como saúde mental, ingresso e permanência de indígenas e quilombolas no programa de pós-graduação em linguística, acessibilidade de professores surdos no acesso às atividades de gestão do IL. A programação prevê atividades de 8h às 18h, no Auditório do Instituto de Letras, que fica localizado no ICC Sul. 

Mais informações: noticias.unb.br/agenda 

 

PSICOLOGIA 

Mulheres empreendedoras 

Por meio da publicação de artigo científico em uma revista internacional do grupo Nature, pesquisadoras do grupo de estudos em Psicodinâmica do Trabalho Feminino (Psitrafem), do Instituto de Psicologia, denunciam problemática de gênero que invisibiliza a presença das mulheres na literatura sobre empreendedorismo.  

Mais informações: unbciencia.unb.br 

 

ENSINO 

Oficinas para a licenciatura 

De 20 de janeiro a 10 de fevereiro, a Diretoria de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas (Dapli/DEG) promove oficinas para preparar bolsistas dos programas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP) para irem a campo. Os encontros acontecem no Anfiteatro 10 do ICC, das 17h às 19h. 

Mais informações: noticias.unb.br/agenda 

 

INTEGRAÇÃO 

UnB mais presente nas escolas 

Até 3 de fevereiro, estão abertas as inscrições de projetos para o Programa de Integração UnB + Escola. O edital Licenciaturas em Ação, lançado pelo DEG em conjunto com o DEX, tem por objetivo fomentar projetos com abordagens metodológicas inovadoras e que promovam a interação entre docentes e discentes da UnB com as escolas de educação básica. 

Mais informações: noticias.unb.br/agenda 

 

TF E DCS 

Inscrições perto do fim 

Termina em 18 de janeiro o prazo de inscrições para ingresso na UnB pelos processos seletivos de Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior. A taxa é de R$ 100,00. O processo leva em consideração o desempenho do candidato na prova de uma das oito últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

 

 

 

Calendário de processos seletivos 

https://www.facebook.com/oficialUnB/posts/pfbid0PiV3s8CQ8ERtfecLG1Ebu8F1Led79dUFAVC49GQ326kVJf3NdX8vgfK4GS8Q4qvgl 

 

Docentes no governo 

https://twitter.com/unb_oficial/status/1612533378477088769 

 

 

UnBTV Entrevista: Medidas de segurança ainda são insuficientes contra atos golpistas 

Professor da UnB e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Arthur Trindade classificou como vergonhosa a atuação das forças de segurança nos atentados à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro. Veja a entrevista completa no canal da UnBTV no YouTube! 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.