- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

 

EXTENSÃO 

Editais com prazo aberto 

Segue, até 3 de fevereiro, o prazo para submissão de propostas em quatro editais do Decanato de Extensão (dex) . As oportunidades são para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), para a Rede de Polos de Extensão (Repe), para o Programa Casas Universitárias de Cultura (CUC) e para o Licenciaturas em Ação. O DEX preparou uma cartilha com orientações sobre como fazer. 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

GRATUITA 

Especialização em Gestão Municipal 

A Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública (Face) e o Centro de Educação a Distância (Cead) ofertam 150 vagas para o curso de especialização em Gestão Pública Municipal, com aulas iniciando no 1º semestre letivo de 2023. As inscrições vão até 1º de fevereiro, ao custo de R$ 50. O curso tem 510 horas, é gratuito e voltado a agentes públicos, administrativos ou políticos. 

Mais informações: noticias.unb.br/agenda 

 

CALEIDOSCÓPIO 

CT&I por elas e para elas 

Um novo Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) sediado na UnB inicia suas atividades em 2023! Trata-se do Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências. O espaço deve abrigar observatórios, incubadoras sociais e realizar a divulgação de conhecimentos relevantes ao enfrentamento da desigualdade no acesso e na progressão de mulheres (cis e trans) nas carreiras científicas. Grupos de pesquisa de 24 instituições, das cinco regiões do país, participam. 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

DISCUSSÕES 

EaD na graduação presencial 

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) está promovendo discussões acerca da proposta de normatização de Portaria do MEC que institui a possibilidade de carga horária EaD nos cursos presenciais de graduação. A próxima rodada de conversas acontece em 1º de fevereiro, às 14h, no Anfiteatro 10 do ICC, com transmissão no canal da UnBTV no YouTube. Uma minuta com sugestão preliminar do documento de normatização foi apresentada na Câmara de Ensino de Graduação em novembro de 2022, mas segue sem data definida para deliberação. A hora de opinar é essa! 

Mais informações: noticias.unb.br/agenda 

 

MAIS EXTENSÃO 

Universidade do Envelhecer 

Até 12 de fevereiro, pessoas com mais de 45 anos podem se inscrever na seleção da Universidade do Envelhecer (UniSer). O programa de extensão oferece curso gratuito de Educador Político Social em Gerontologia, para fomentar a ampliação de capacidades e habilidades na vida de adultos e idosos. Mais de 800 pessoas já foram formadas pelo projeto. Estão abertas 200 vagas para as unidades de Santa Maria e Asa Sul. As aulas serão à tarde e começam em 13 de março.  

Mais informações: noticias.unb.br/agenda 

 

LAZER 

Piscinas do CO à disposição 

A partir de 30 de janeiro, membros da comunidade universitária que já sabem nadar podem ter acesso ao Parque Aquático do Centro Olímpico para a prática do Nado Livre (sem professor e com monitoramento de salva-vidas) das 12h às 14h, às segundas, quartas e sextas. Quem quer aprender a nadar pode frequentar o Clube de Natação, de 12h às 14h, de segunda a sexta, mediante pagamento de mensalidade. Tanto o Nado Livre quanto o Clube de Natação necessitam de inscrição prévia. 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

 

Atividades no CO 

https://www.instagram.com/p/Cn2WzDmO3Sd/ 

 

25 anos de Letras Japonês 

https://twitter.com/unb_oficial/status/1618679538560471056 

 

Mulheres na Ciência 

https://twitter.com/unb_oficial/status/1617866179141304321 

 

 

 

UnBTV Entrevista: Ministério da Saúde terá política antirracista 

A UnBTV entrevistou Swedenberger Barbosa, novo secretário executivo do Ministério da Saúde e pesquisador em Bioética e Humanidades da UnB. Ele destacou as prioridades da pasta na nova gestão e afirmou que já está sendo desenhada uma política de saúde transversal e antirracista. 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.