OPORTUNIDADE

Além do tradicional Prêmio UnB de Dissertação e Tese, edital lançado pelo DPG traz categorias inéditas de reconhecimento

Decanato de Pós-Graduação lançou edital para premiar teses e dissertações. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A produção científica da Universidade de Brasília tem papel fundamental na excelência da instituição e traz resultados importantes para a sociedade. Para encorajar e reconhecer o surgimento de trabalhos relevantes na comunidade universitária, o Decanato de Pós-Graduação (DPG) acaba de lançar o Edital 008/2020, que prevê premiações em até cinco modalidades para dissertações e teses defendidas entre 2018 e 2020.

Estão incluídos os já tradicionais prêmios para trabalhos finais de mestrado e doutorado de cada uma das nove grandes áreas reconhecidas pela Capes – o Prêmio UnB de Dissertação e Tese. Entre estes destaques, são pinçadas as três principais teses de Ciências da Vida; Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar; e Humanidades, que resultam no pódio do Grande Prêmio UnB de Tese. A última edição aconteceu em 2018.

>> Relembre aqui os trabalhos premiados

A novidade para 2020 são duas novas categorias: o Prêmio Brasília 60 Anos e o Prêmio Técnicos na Ciência. O primeiro faz parte das ações da UnB relativas à celebração do aniversário da capital federal e premiará dissertações e teses que tenham Distrito Federal e Entorno como tema.

Já o Prêmio Técnicos na Ciência contemplará dissertações e teses defendidas por técnicos administrativos do quadro permanente da Fundação Universidade de Brasília (FUB). A decana do DPG, Adalene Moreira, destaca a intenção por trás da iniciativa: valorizar o potencial existente na casa. “Esse prêmio surgiu do mapeamento da produção crescente e de qualidade dos técnicos administrativos, cuja atuação nos programas de pós-graduação vem contribuindo muito para o crescimento integral da Universidade”, explica.

Decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira vê no edital uma ação de reconhecimento quem faz pesquisa com excelência na UnB. Foto: André Gomes/Secom UnB

“O reconhecimento à excelência da UnB vem se manifestando na ascensão observada em diferentes rankings nacionais e internacionais. Entendemos ser justo que nossos discentes, docentes e técnicos contem com instrumentos que deem visibilidade à nossa rica produção científica”, afirma a decana sobre as premiações previstas no edital do DPG.

O prazo para inscrição dos trabalhos segue até o fim de agosto para todos os prêmios, mas há diferenças previstas na retificação do edital que merecem destaque. Para os prêmios Brasília 60 Anos e Técnicos na Ciência, a inscrição vai até 28 de agosto e deve ser feita diretamente pelo autor, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Já para o Prêmio UnB de Dissertação e Tese, o prazo final é 31 de agosto. A inscrição deve ser feita, via SEI, pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPG), após uma comissão de avaliação formada dentro do PPG ter feito a indicação do trabalho. Essa pré-seleção está em curso dentro dos PPGs e termina em 21 de agosto.

Cronograma de atividades estabelece datas importantes para quem deseja concorrer aos prêmios. Imagem: Reprodução edital

As informações trazidas neste texto não substituem a necessidade de leitura dos editais pelas partes interessadas e envolvidas.

Confira o edital e o documento retificado:
>> Edital DPG nº 008/2020 - Prêmio UnB de Dissertação e Tese 2018 e 2019, Prêmio Brasília 60 anos e Prêmio Técnicos na Ciência
>> Edital DPG nº 009/2020 – Retificação do Edital DPG nº 008/2020