DIA DAS REDES SOCIAIS

Desenvolvida para escolas, iniciativa da Faculdade de Comunicação conta com guia de boas práticas, cartazes e jogo on-line educativo

O projeto Conecte-se com Responsa foi desenvolvido por alunos da disciplina de Introdução à Comunicação, da FAC. Imagem: Reprodução

Neste Dia Mundial das Redes Sociais, 30 de junho, estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB lançam a campanha Conecte-se com Responsa para alertar sobre o uso consciente das mídias. A iniciativa conta com guia de boas práticas, cartazes e jogo on-line, disponibilizados gratuitamente no Instagram @conexaoresponsa. Todos os produtos educativos podem ser baixados e utilizados como apoio para aulas em escolas de todo o Brasil.

Não divulgar informações falsas e não engajar discursos de ódio, mas acolher a diversidade, estão entre as orientações. “A intenção do projeto é oferecer um ambiente virtual leve, seguro e confortável a todos. E como os jovens são a maioria dos usuários nas redes, é fundamental abordar assuntos como tolerância à diversidade, veracidade de notícias, divulgação de informações pessoais, entre outros”, explica Arthur Eduardo de Araújo Ramos, estudante do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda, um dos participantes do projeto.

Os integrantes são estudantes da disciplina Introdução à Comunicação, ofertada no início do curso. Para Maria Luiza de Santana Dutra, também do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda, muito é falado sobre a importância do uso correto das mídias sociais, “mas poucos discutem como usar as plataformas com consciência”. “O projeto se destaca pela abordagem descontraída de conscientização, que atrai o público jovem com maior eficiência”, frisa Gabriel Costa Ferreira de Macêdo, colega de curso e de semestre de Arthur e Maria Luiza.

Checar informações antes de compartilhar é uma das recomendações dadas no projeto. Imagem: Reprodução

RELEVÂNCIA – Pesquisa realizada em 2014 pela empresa estadunidense de segurança em informática McAfee apontou que 49% dos jovens já se arrependeram das informações que compartilharam nas redes.

O número de denúncias contra o discurso de ódio nessas plataformas cresceu 67,7% no ano de 2022, segundo a Safernet, organização de defesa dos direitos humanos em ambiente virtual. Essa intolerância tem como principais alvos grupos minoritários, como a comunidade LGBTQIAPN+, mulheres, negros, indígenas, entre outros.

“As redes sociais têm desempenhado um importante papel na nossa sociedade, conectando pessoas de diferentes partes do mundo e ampliando vozes. No entanto, os desafios enfrentados no ambiente digital são significativos, incluindo o cyberbullying, a pressão para se encaixar em padrões irreais, a exposição a conteúdos prejudiciais e a dependência excessiva. É fundamental que os jovens sejam orientados sobre o uso responsável das redes sociais, cultivando uma consciência crítica para uma presença digital mais saudável e positiva”, alerta o professor Paulo Almeida, orientador do projeto.

>> Siga a página do projeto no Instagram