AÇÃO CONJUNTA

Além de contar com estruturas e serviços para resguardar a todos, comunidade pode contribuir para prevenir ocorrências com cuidados básicos no dia a dia

Além de câmeras de monitoramento distribuídas em diferentes prédios, corredores com grande vigilância e botões de segurança são mecanismos que ajudam a garantir a segurança da comunidade na UnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília se prepara para a retomada das atividades acadêmicas nesta sexta-feira (25). Com o início do segundo semestre letivo de 2023, um universo de experiências espera por veteranos, calouros e demais membros da comunidade universitária. É o caso da aula inaugural #InspiraUnB, desta vez marcada para ocorrer no primeiro dia de aulas, no Auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), com a presença da cientista da computação e influenciadora digital Nina da Hora.

Para que a comunidade aproveite ao máximo o dia a dia nos quatro campi, a instituição segue mobilizada com medidas que estimulam o cuidado mútuo, ampliam a sensação de segurança e contribuem para evitar ocorrências.

Na volta às atividades acadêmicas, vigilantes seguem a postos nos prédios e estacionamentos para apoio em casos de emergência. Eles foram capacitados e orientados a atuar segundo o Manual de Procedimentos de Segurança. Câmeras de segurança estão espalhadas nos pontos de ônibus, nas áreas de acesso aos banheiros e nos diversos espaços da Universidade, com imagens registradas 24 horas por dia e enviadas à Central de Videomonitoramento.

Cinco corredores de segurança, implementados nas principais vias do campus Darcy Ribeiro, possuem trajetos com patrulhamento intensificado e com reforço na iluminação, para auxiliar nos deslocamentos. Eles interligam os prédios administrativos e acadêmicos à Casa do Estudante (CEU) e às vias L2 e L3 Norte. Os mapas dos percursos podem ser encontrados afixados nos pontos de ônibus e também podem ser baixados em alta resolução.

>> Clique para acessar

Experienciou ou presenciou situação de furto, urgência médica, violência, acidente ou qualquer emergência em segurança? É possível contatar a equipe de vigilância por meio de um dos 11 botões de segurança distribuídos pelo campus Darcy Ribeiro. O mecanismo dispõe de um interfone para comunicação com os profissionais da área, que estão aptos a responder os chamados 24 horas por dia e vão até o local da ocorrência para tomar as providências necessárias.

Quer saber mais sobre os botões de segurança? Assista ao vídeo da UnBTV:

Desde o primeiro semestre de 2023, a UnB também passou a contar com um sistema próprio para registro de ocorrências. "Esta novidade permite à instituição gerar informações que caracterizem as ocorrências, o que inclui locais, horários, natureza e perfis das vítimas. Com estes dados em mãos, temos melhores condições para aprimorar as ações preventivas na área de segurança", afirma o vice-reitor Enrique Huelva.

SEGURANÇA EM COMUNIDADE – Além de conhecer estes serviços, a adoção de boas práticas pode contribuir para a segurança de todos que frequentam a UnB. É mais seguro, por exemplo, deixar os campi ou aguardar o ônibus nas paradas nos períodos de maior fluxo de pessoas. Nestes momentos, evite permanecer nos estacionamentos. O ideal é também buscar não andar por áreas isoladas. Nos trajetos, é melhor deixar o celular guardado e estar atento ao que acontece ao seu redor.

Para quem chega ou retorna da Universidade em transporte público, é recomendável, no deslocamento, deixar os pertences próximos ao corpo, sempre de modo que esteja visível. Já para aqueles que usam veículo particular, como moto e carro, a dica é observar bem os arredores na hora de estacionar e buscar locais com boa iluminação e movimentados. Lembre-se, ainda, de não deixar objetos à mostra dentro do veículo.

APOIO 24H – Precisa de ajuda em uma situação de segurança ou emergência? Profissionais de vigilância estão de plantão diariamente e podem ser contatados na presencialidade ou pelos seguintes telefones, de acordo com o campus da ocorrência:

- Campus Darcy Ribeiro: 3107-6222
- Faculdade UnB Ceilândia (FCE): 3107-8423/8432/8403
- Faculdade UnB Gama (FGA) 3107-8901/8902/8905/8945
- Faculdade UnB Planaltina (FUP): 3107-8215/8218

Veja abaixo como contribuir para manter a UnB mais segura: