PESQUISA

No encontro com o governador, Márcia Abrahão solicitou ainda o retorno dos quatro assentos da UnB no Conselho Superior da FAPDF

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gustavo Amaral; o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó; a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter; a reitora Márcia Abrahão; o governador Ibaneis Rocha; e o vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A reitora Márcia Abrahão esteve nesta segunda-feira (19) com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pedindo a recomposição do orçamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), que hoje representa 0,5% da receita líquida do DF, cerca de R$ 150 milhões. O governador informou que o GDF passa por redução do seu orçamento, mas concordou em encaminhar à Câmara Legislativa proposta para aumento paulatino do orçamento já para 2024.

O vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas, sugeriu que o aumento do orçamento esteja acompanhado de uma reestruturação da Fundação, que englobe concurso público para ampliar a força de trabalho, já que a instituição conta com 50 profissionais. “Teremos um orçamento maior e teremos estrutura para executar em sua totalidade”, argumentou.

Ibaneis Rocha autorizou a FAPDF a trabalhar com uma proposta de reestruturação e ampliação do orçamento. Márcia Abrahão lembrou que o fortalecimento da FAPDF repercutirá nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da recém-criada Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF) e de outras instituições de ensino superior do Distrito Federal.

Participaram também da reunião a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter, e o decano de Pós-Graduação da UnB, Lúcio Rennó. Outro assunto tratado foi o retorno dos quatro lugares da Universidade de Brasília no Conselho Superior da FAPDF. Em 2019, a UnB perdeu duas vagas. “A Universidade sempre teve quatro assentos justamente porque a nossa colaboração para a ciência do DF é muito significativa e fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal”, afirmou Márcia Abrahão.

SETOR COMERCIAL – As atividades da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estão sendo transferidas para um prédio no Setor Comercial Sul. A reitora lembrou que a UnB tem dois edifícios naquele local, sendo que em um deles funciona a Casa de Cultura da América Latina. Existe ainda a previsão de o Parque Científico e Tecnológico da UnB ocupar algumas salas. “Será muito importante ter a UnB próxima porque estaremos fortalecendo ainda mais o sistema de ciência, tecnologia e inovação do DF”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gustavo Amaral.

Você também pode gostar disso:

>> Reitoria da UnB e presidência da FAPDF reúnem-se para discutir projetos de 2023