PESAR

Professor da Faculdade de Direito (FD) foi nome relevante no campo jurídico brasileiro e se tornou Doutor Honoris Causa pela UnB em 2010

Professor José Carlos Moreira Alves tornou-se Doutor Honoris Causa pela UnB em 2010. Foto: Arquivo STF

A Universidade de Brasília lamenta a morte do professor aposentado e Doutor Honoris Causa pela UnB José Carlos Moreira Alves, nesta sexta-feira (6), aos 90 anos.

Moreira Alves começou a lecionar na UnB em 1974, cedido pela Universidade de São Paulo. Permaneceu na instituição até 2003. Em 1975 tornou-se ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e também seguiu na corte até 2003. Figura eminente no Direito brasileiro, foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do próprio STF.

Desempenhando este último cargo, chegou a ocupar a presidência do país por alguns dias em 1986, em substituição ao presidente José Sarney. Também tem como ponto relevante em sua história a instalação da Assembleia Nacional Constituinte, que viria a elaborar a Constituição Federal de 1988.

A reitora Márcia Abrahão destacou os feitos de Moreira Alves. "Sua trajetória na UnB contribuiu não apenas para a formação de milhares de estudantes em 30 anos de docência, mas para a construção de um país melhor. Sua dedicação à justiça e à defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros deixa um legado precioso para toda a sociedade. Vamos sempre lembrar do exemplo de dedicação, retidão e compromisso com a Justiça e a educação que é o professor Moreira Alves. Que sua memória nos inspire a seguir trabalhando incansavelmente em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática", externou.

>> Veja nota da Reitoria sobre a morte

José Carlos Moreira Alves nasceu em Taubaté, graduou-se em Direito em 1955 e começou a carreira docente ainda em 1957. É autor de inúmeras obras, entre artigos, livros e outros trabalhos, em assuntos tais como direito privado, direito romano, princípios constitucionais, controle de constitucionalidade e Código Civil.

A solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa pela UnB a Moreira Alves aconteceu em 28 de março de 2011, no auditório Joaquim Nabuco da Faculdade de Direito (FD). A outorga foi proposta pela unidade acadêmica em 2010 e aprovada pelo Conselho Universitário, presidido pelo então reitor José Geraldo de Sousa Junior, também professor da FD. Com saudade, José Geraldo lembrou características do colega.

“Como professor, era uma personalidade acolhedora, plural, tolerante, carinhosa, que marcou a produção intelectual – da Faculdade de Direito, sobretudo – e galgou todo o reconhecimento da instituição. O professor Moreira Alves foi protagonista de uma postura que imprimiu em nós esse sentido de tolerância. Nossa Faculdade de Direito tinha lugar para todas as visões, que se respeitavam, se reconheciam e contribuíam, a partir de seus campos, para pensar a sociedade, o país e o mundo. Meus pêsames à família.”

A morte de Moreira Alves tem sido amplamente lamentada pela comunidade jurídica.