DEBATE

Nos dias 11 e 12, evento discute idioma em sua contemporaneidade e didática na educação básica. Inscrições são gratuitas para estudantes de graduação

O Instituto de Letras (IL) da UnB promove, nos dias 11 e 12 de dezembro, o I Encontro Nacional de Língua Portuguesa (Enelp). O evento tem objetivo de promover debates sobre pesquisas no âmbito universitário e sobre demandas e realidades da educação básica. As atividades ocorrem no auditório do IL, no ICC Sul, com a presença de palestrantes de diversas regiões do país.

“Buscamos possibilitar maior interação entre universidade e sociedade por meio da divulgação e discussão de novas metodologias do ensino de língua portuguesa”, diz a coordenadora do evento, Eloisa Pilati. Interessados em participar devem enviar e-mail ao endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para alunos da graduação da UnB, a inscrição é gratuita. Aos demais membros da comunidade acadêmica o custo é de R$ 30. O pagamento deve ser feito no ato do credenciamento.

Entre as atrações da programação estão workshops, oficinas, lançamento de livros e mostra de materiais didáticos, que reúne recursos lúdicos e pedagógicos para o ensino da gramática. Todos os elementos da exposição foram desenvolvidos dentro da metodologia de aprendizagem Linguística Ativa, idealizada e desenvolvida por professores da Universidade de Brasília.

Palestrante no encontro, o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Márcio Leitão traz à discussão a temática da psicolinguística experimental em interface com a educação. “Além de um breve panorama de trabalhos que investigam essa questão, pretendo expor alguns dados de pesquisa que temos executado no Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB.”

Professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e representantes de escolas de ensino básico estão entre o público-alvo do evento. Espera-se que questionamentos e dificuldades do cotidiano sejam levados ao encontro, para fomentar a busca por soluções inovadoras. Quem comprovar participação em ao menos 75% das atividades do encontro poderá receber certificado.