Estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional sobre o Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos. O principal objetivo do evento é discutir a elaboração de currículo para a educação bilíngue voltada a esse público nos diversos níveis da educação. A proposta veio do Grupo Interinstitucional de Estudo e Pesquisa sobre o Português como Segunda Língua para Surdos (GIEP-PSLS), com pesquisadores de vários estados brasileiros, e do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdepartamental sobre o Ensino de Português como Segunda Língua (GEPI-PSLS), que reúne pesquisadores da comunidade surda de Brasília.
“Há muitos anos, já temos o conhecimento de que o português é uma segunda língua para surdos, mas não é ensinado como tal. Com toda especificidade, precisamos delimitar o que se ensina e como se ensina, porque o caminho dessa aprendizagem não é o mesmo para surdos e ouvintes”, explica Sandra Patrícia Nascimento, professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL/UnB) e organizadora do congresso.
Pesquisadores, professores da universitários e da educação básica e estudantes de graduação são encorajados pela organização a participar do evento, que vai acontecer em formato on-line, entre os dias 9 e 13 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV no Youtube.
As atividades terão o apoio de intérpretes de Libras-Português e Português-Libras. Entre os conferencistas nacionais confirmados estão as professoras Enilde Faulstich, do Instituto de Letras (IL/UnB), e Maria Cristina Cunha Pereira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Convidados internacionais também participam do evento. Os professores Jonathan Henner, da University of North Carolina Greensboro (EUA); Robert Hoffmeister, do Center for the Study of Communication and the Deaf, na Boston University Wheelock College of Education & Human Development (EUA); Ana Mineiro, da Universidade Católica Portuguesa (Portugal), e Rachel Mayberry, do Departamento de Linguística da University of California San Diego (EUA), são alguns dos conferencistas do exterior.
SUBMISSÃO — As inscrições para participação no congresso estarão abertas até que todas as 500 vagas ofertadas para as atividades sejam preenchidas. Interessados em apresentar trabalhos no Congresso podem fazer a submissão até o dia 5 de outubro pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Leia também:
>> Semana Universitária terá mais de mil atividades, quase 700 delas acontecem ao vivo
>> Palestra de Noam Chomsky abre Semana Universitária 2020
>> Projetos da UnB de combate à covid-19 têm financiamento aprovado em edital
>> Iniciativa entrega cartas solidárias a trabalhadores de cemitério
>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais
>> Do físico ao virtual: Casa Niemeyer encerra exposição Triangular
>> Projeto quer identificar grupos populacionais com menos acesso à informação sobre a covid-19
>> Pesquisa avaliará impacto psicossocial do isolamento na comunidade acadêmica
>> UnB avança em todos os indicadores de ranking internacional
>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você
>> Disciplinas colocam estudantes da UnB em contato com pesquisas sobre covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus