PARTICIPE!

Inscrições seguem abertas até o limite de 500 participantes

Definições sobre currículo de ensino bilíngue para surdos são o foco do congresso. Imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional sobre o Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos. O principal objetivo do evento é discutir a elaboração de currículo para a educação bilíngue voltada a esse público nos diversos níveis da educação. A proposta veio do Grupo Interinstitucional de Estudo e Pesquisa sobre o Português como Segunda Língua para Surdos (GIEP-PSLS), com pesquisadores de vários estados brasileiros, e do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdepartamental sobre o Ensino de Português como Segunda Língua (GEPI-PSLS), que reúne pesquisadores da comunidade surda de Brasília.

“Há muitos anos, já temos o conhecimento de que o português é uma segunda língua para surdos, mas não é ensinado como tal. Com toda especificidade, precisamos delimitar o que se ensina e como se ensina, porque o caminho dessa aprendizagem não é o mesmo para surdos e ouvintes”, explica Sandra Patrícia Nascimento, professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL/UnB) e organizadora do congresso.

Pesquisadores, professores da universitários e da educação básica e estudantes de graduação são encorajados pela organização a participar do evento, que vai acontecer em formato on-line, entre os dias 9 e 13 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV no Youtube.

As atividades terão o apoio de intérpretes de Libras-Português e Português-Libras. Entre os conferencistas nacionais confirmados estão as professoras Enilde Faulstich, do Instituto de Letras (IL/UnB), e Maria Cristina Cunha Pereira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Convidados internacionais também participam do evento. Os professores Jonathan Henner, da University of North Carolina Greensboro (EUA); Robert Hoffmeister, do Center for the Study of Communication and the Deaf, na Boston University Wheelock College of Education & Human Development (EUA); Ana Mineiro, da Universidade Católica Portuguesa (Portugal), e Rachel Mayberry, do Departamento de Linguística da University of California San Diego (EUA), são alguns dos conferencistas do exterior.

SUBMISSÃO — As inscrições para participação no congresso estarão abertas até que todas as 500 vagas ofertadas para as atividades sejam preenchidas. Interessados em apresentar trabalhos no Congresso podem fazer a submissão até o dia 5 de outubro pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..