EXCELÊNCIA

Instituição manteve posição do ano passado, mas com melhoria no escore geral, puxado pelo indicador Pesquisa

A comunidade universitária recebeu, nesta segunda-feira (7), mais uma boa notícia. A Universidade de Brasília foi classificada como a nona melhor instituição de ensino superior do país no Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Com o resultado, a UnB mantém a posição de 2018, embora a pontuação geral tenha ficado acima na comparação com o período anterior: 91,02 (no ano passado) e 91,21 (este ano). Ao se considerar apenas as universidades federais, a UnB é a sexta melhor do país.

“Este é mais um motivo para nos orgulharmos da UnB, tanto nós, docentes, estudantes e técnicos, quanto a sociedade brasileira”, disse o vice-reitor Enrique Huelva, no exercício da Reitoria. “O RUF é o ranking nacional mais importante do país e, ao lado das avaliações oficiais do Ministério da Educação, ajuda a atestar a qualidade de nosso ensino, pesquisa e extensão”, acrescentou ele, lembrando que a UnB também alcançou excelente desempenho no último Enade, divulgado na sexta-feira (4).

Desempenho da Universidade tem se mantido na mesma faixa no último triênio. Entre 2018 e 2019, houve avanço. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

O RUF considera cinco áreas para o cálculo da nota: Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação. A UnB se destacou no quesito Pesquisa, passando de 37,75 para 38,18 pontos. “Nossos docentes e pesquisadores têm feito, cada vez mais, pesquisa de alta qualidade e publicado em periódicos de estratos superiores”, comentou Huelva.

>> Saiba mais sobre a infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

IMPACTO Para a diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DAI/DPO), Andrea Cabello, o bom resultado em Pesquisa foi decisivo para o escore da Universidade. “Nosso desempenho no RUF relaciona-se com o resultado em Pesquisa, já evidenciado em outros rankings. Ganhamos três posições nesse quesito, principalmente em relação ao volume e impacto de nossas pesquisas no Brasil e no exterior”, destacou.

No mês passado, o Times Higher Education (THE 2020) colocou a UnB como a oitava melhor universidade brasileira, a quinta entre as federais. A Universidade também vem se destacando nos rankings por área de conhecimento do THE, a exemplo de Artes e Humanidades, divulgado no último dia 2.

CURSOS Em relação à avaliação dos cursos segundo o RUF 2019, a UnB têm 22 graduações ocupando as dez primeiras posições: Relações Internacionais (segunda), Psicologia (terceira), Fisioterapia (terceira), Direito (quarta), Arquitetura e Urbanismo (quinta), Design e Artes Visuais (sexta), História (sexta), Biologia (sétima), Ciências Contábeis (sétima), Engenharia Civil (sétima), Farmácia (sétima), Matemática (oitava), Odontologia (oitava), Serviço Social (oitava), Turismo (oitava), Comunicação (nona), Educação Física (nona), Geografia (nona), Administração (décima), Letras (décima), Nutrição (décima) e Pedagogia (décima).