OPINIÃO

Associação dos Servidores da FUB

Associação é o resultado da reunião legal entre duas ou mais pessoas, que pode ou não possuir personalidade jurídica, que busca realizar um objetivo comum, sem fins lucrativos, de direito privado, mas, primordialmente, que busca superar dificuldades e criar benefícios e melhores condições aos seus associados.

Da união de algumas poucas pessoas, germinou uma pequena semente, que frutificou e foi, ao longo dos tempos, agregando mais e mais pessoas em torno daquela pequena e então frágil ideia. Mais e mais pessoas foram se achegando, e cada vez mais o pequeno fruto foi se tornando viçoso e cobiçado, ao ponto de sua já frondosa sombra ser disputada por aqueles que têm a sede do saber. Foi o associativismo daqueles pioneiros (em sua forma mais ampla) que permitiu a suas galhas crescerem em todas as direções, sem tolhê-las, apenas direcionando-as pelo melhor caminho. O associativismo possibilitou, com suas diversas maneiras de ver e trabalhar, àquela semente se transformar em magnífica árvore, em um exemplar dos mais belos de seu espécime.

As mentes privilegiadas que inicialmente plantaram a pequena semente foram sucedidas por outras, e outras e outras, com a certeza de que outras mais virão e que a trajetória dessa magnífica árvore, que tanto ajudou a transformar simples pessoas em cidadãos plenos acontecerá, como sempre aconteceu, por meio da associação de ideias e ações.

Hoje, podemos afirmar que somos uma pequenina floresta, haja vista estarmos comemorando apenas 54 anos de existência. Mas somos uma floresta com rica diversidade, opulenta e verdejante, e o futuro com certeza nos reserva o crescimento exponencial característico dos que se associam em busca de sempre mais: mais conhecimento, mais pesquisa, mais extensão. E mais cidadania!

Dentro dessa pequena e rica floresta, o associativismo se fez presente mais uma vez: a Associação dos Servidores da FUB – ASFUB, na qual o associado pode encontrar desde atendimento médico ambulatorial gratuito a descontos especiais nas mais diversas formas de bens e serviços: de hospitais e clínicas médicas a oficinas mecânicas, passando ainda por autoescolas, salões de beleza, restaurantes e vários outros serviços. Encontra, também, o Programa Infanto Juvenil – PIJ, em que crianças de 2 a 9 anos de idade são atendidas em três turnos: matutino, vespertino e noturno. É o associativismo em sua força máxima buscando superar dificuldades e criar benefícios e melhores condições a seus pares. Vale salientar que o PIJ e algumas dessas ações podem ser usufruídas por toda comunidade universitária. Vale também, conhecer um pouco mais da ASFUB. O Associativismo em sua plena forma nos faz maiores e melhores. Associe-se!

Parabéns UnB, pelos seus gloriosos 54 anos!