GESTÃO

Medida tem como objetivo agregar valor ao patrimônio da Universidade e aumentar a arrecadação própria

Membros da Administração Superior da UnB e do BNDES participaram da reunião de assinatura do contrato para elaboração de projetos para alienação de imóveis na Quadra 207 da Asa Norte e no Setor Hoteleiro Norte. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, e o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, firmaram contrato para estruturação de projetos para alienação de imóveis da UnB: 12 projeções da Quadra 207 da Asa Norte e lote no Setor Hoteleiro Norte. Nesta quarta-feira (11), Nelson Barbosa e sua equipe estiveram com a reitora e membros da Administração Superior para celebrar o contrato. A reunião ocorreu no Salão de Atos da Reitoria.

“Considero um avanço muito importante e de forma planejada e responsável, já que estamos firmando contrato com um banco público, cujo principal interesse é o desenvolvimento do nosso país. Vamos manter a mesma sistemática que a UnB já adotou com outras projeções, sem receber dinheiro, mas recebendo patrimônio, cuja receita será revertida em melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão. É uma forma de garantir o futuro da UnB com alguma previsibilidade de arrecadação, já que não temos perspectiva de melhoria abrupta do nosso orçamento”, disse a reitora, ressaltando que, atualmente, 40% dos gastos da UnB são pagos por meio da arrecadação própria.

Inspirada em Darcy Ribeiro, Márcia Abrahão lembrou que o fundador da Universidade pensou na função do patrimônio para garantir a autonomia universitária, para que a UnB não dependesse de “governos de ocasião” e pudesse ter sustentabilidade econômica para desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Precisamos garantir para a nossa comunidade a preservação do nosso patrimônio e do nosso futuro”, reafirmou, destacando que, quando chegar a hora da construção dos imóveis, a sustentabilidade ambiental deverá ser garantida, como previsto no contrato.

“Agradecemos a confiança depositada no BNDES para execução desse projeto. Trata-se do primeiro contrato de projeto de estruturação com universidades do atual governo, sendo desde já uma referência para as demais universidades, pelo porte dos ativos envolvidos, perspectivas de geração de renda para a Universidade e abertura de possibilidades de parcerias em outras frentes com a UnB”, disse Nelson Barbosa, que também é professor da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública (Face/UnB). Ele contou que, logo no início do ano, esteve em reunião com reitoras e reitores na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para apresentar as iniciativas de estruturação de projetos em diferentes áreas, como saúde e educação.

Contrato foi assinado pela reitora Márcia Abrahão e pelo diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O serviço será prestado em três etapas. Na primeira, o BNDES vai realizar e apresentar o diagnóstico das áreas. Na fase seguinte, o Banco deve elaborar as propostas de alienação, a partir das informações obtidas no início do serviço. Por fim, após a conclusão dos dois estágios anteriores, é feita a execução do Plano de Alienação, que consiste em publicar os editais de acordo com os critérios definidos previamente. A UnB não fará desembolsos para o BNDES.

 A contratação foi formalizada por meio do Extrato de Dispensa de Licitação seguida de assinatura do contrato, diante da possibilidade de contratação direta de entidades que integram a administração pública.

Além do diretor, participaram da reunião pelo BNDES a superintendente da Área de Estruturação de Projetos, Luciene Ferreira Monteiro Machado; o chefe da Área de Estruturação de Projetos 7, Osmar Carneiro Guimarães de Lima; e o gerente de Estruturação de Projetos, Antonio Vinicius Pimpão Gomes. Da UnB, estavam também o decano de Administração, Abimael Costa; a decana de Extensão, Olgamir Amância; a secretária de Patrimônio Imobiliário, Dioney Magalhães; a decana de Orçamento, Planejamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi; o secretário de Meio Ambiente, Pedro Zuchi; o diretor do Parque Científico e Tecnológico, Carlos Gurgel; a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parque, Palloma Muterlle; o chefe de gabinete da Reitora, Paulo Cesar Marques; e os servidores Rodrigo Barbosa e Kerlin Schmidt.