DIREITOS HUMANOS

Iniciativa terá projeto-piloto na Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, em seis escolas de ensino médio

A diretora de Licenciaturas do Decanato de Ensino de Graduação, Eloisa Pilati; o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira; a reitora Márcia Abrahão; a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá; o subsecretário de Administração do Ministério da Justiça, Randal Farah; o diretor de Programas do Ministério da Justiça, Joel Benin; e a presidente da Comissão Permanente pela Paz nas Escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, Ana Beatriz Goldstein. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (SEEDF) e o Ministério da Justiça (MJ) procuraram a Universidade de Brasília para somar esforços na promoção da cultura de paz no ambiente escolar do DF. A ideia é fazer um projeto-piloto para ser replicado nas demais regionais de ensino do DF. A UnB deverá colaborar com pesquisas que produzam diagnóstico, métricas e indicadores, com a formulação de propostas de ação, e formação, em nível de extensão, para profissionais de educação.

“A Universidade de Brasília, que sempre é nossa grande aliada, tem muito a contribuir com esse projeto. Queremos tornar Brasília uma referência nacional de combate à violência nas escolas e na promoção da cultura de paz”, disse a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Ao saudar a iniciativa, a reitora Márcia Abrahão disse que a Universidade tem todo o interesse em colaborar. “A UnB já atua no projeto de extensão Maria da Penha vai à Escola, em parceria com a Secretaria de Justiça. Temos outro projeto que se chama Vivência UnB, em que os estudantes das escolas públicas de ensino médio visitam a Universidade. É uma oportunidade de pensarmos em ações conjuntas”, sugeriu.

A presidente da Comissão Permanente pela Paz nas Escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, Ana Beatriz Goldstein, explicou os eixos de atuação do projeto: busca ativa de estudantes que estão fora da escola; formação de profissionais da educação; promoção de boas práticas; implementação do Programa Escola Aberta, que incentiva a ocupação da escola pelos moradores da região para diversas atividades; e pesquisa acadêmica. O projeto-piloto será na Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, que compreende 36 escolas, sendo seis de ensino médio.

Também participaram da reunião o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira; a diretora de Licenciaturas do Decanato de Ensino de Graduação, Eloisa Pilati; o subsecretário de Administração do Ministério da Justiça, Randal Farah; e o diretor de Programas do Ministério da Justiça, Joel Benin.