DIÁLOGO

No encontro, os principais assuntos debatidos foram a reposição do quadro de servidores e a manutenção dos espaços onde funcionam as unidades

Objetivo do encontro é conversar com a comunidade da UnB para buscar soluções para desafios, apresentar resultados e debater formas de melhorar ainda mais a UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Docentes, técnicas e técnicos administrativos da Editora Universidade de Brasília (EDU) e do Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Cead) conversaram com a Administração Superior sobre demandas das unidades, como reposição de pessoal, manutenção predial e implementação do Programa de Gestão e Desempenho (DGP). O encontro ocorreu na terça-feira (5), no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro.

A diretora do Cead, Letícia Leite, ressaltou a importância do novo prédio que o Centro ocupa. “Hoje, nós temos um espaço muito mais adequado, que nos dá conforto e qualidade de vida para realizarmos nossas atividades”, disse. O local passa por uma reforma. A docente contou que dois profissionais estão trabalhando na obra e perguntou sobre a possibilidade de ampliar essa equipe para que a reforma seja terminada o mais breve possível.

A diretora da Editora, Germana Pereira, afirmou que um dos maiores desafios da unidade, atualmente, é a reposição de pessoal. “Tivemos três aposentadorias, sem reposição. Isso representa uma preocupação grande”. Recursos para a impressão de obras foi outro ponto de destaque. “Houve aumento no preço do papel, o que afetou todo o mercado editorial do Brasil. Hoje, temos oito livros prontos, mas que aguardam impressão”, explicou Germana Pereira. Ela avaliou que “os desafios que enfrentamos são de crescimento”.

A reitora Márcia Abrahão lembrou que diversas carreiras deixaram de existir na administração pública, o que impede que sejam realizadas novas contratações. No entanto, a reitora informou que busca, junto ao Ministério da Educação, formas de superar esse desafio. Com relação à questão orçamentária, Márcia Abrahão, destacou que a UnB “trabalha com criatividade e com alternativas para manter as atividades da Universidade sempre com a mais alta qualidade”. “Não vamos reduzir nossa produção”, completou a reitora.

O prefeito, Valdeci Reis, adiantou que, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura (Infra), a Prefeitura da UnB (PRC) vai buscar soluções para a instalação de aparelhos de ar-condicionado nos espaços da EDU e do Cead, uma das demandas apresentadas pelos servidores. Representante da Infra, Bruno Guimarães afirmou que fará vistoria nos prédios a fim de sanar os problemas de infraestrutura elencados na reunião.

CONHEÇA – A Editora Universidade de Brasília foi criada em 1962, como órgão complementar na estrutura organizacional da UnB, com o objetivo de editar e divulgar a produção científica e cultural não só dos membros da Universidade, como também de relevantes pensadores nacionais e internacionais. Sua missão institucional é difundir a cultura, o ensino, a pesquisa e a extensão em seu meio acadêmico e fora dele.

No cenário editorial brasileiro, a EDU trabalha, principalmente, com a publicação de obras clássicas e de referência em diversas áreas, sobretudo as de relações internacionais, ciências sociais e ciência política. São destaques livros de Maquiavel, Hegel, Max Weber e Norberto Bobbio.

O Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais trabalha na promoção da EaD na UnB, visando a oferta de ensino de referência social, com ações integradas por metodologias ativas, tecnologias digitais da informação e comunicação e mediadas por práticas pedagógicas inovadoras. Durante a pandemia da covid-19, o Cead torno-se fundamental para oferecer infraestrutura e formação necessárias ao ensino remoto.

Atualmente, o Centro protagoniza ações na disponibilização, na manutenção e no desenvolvimento do ambiente virtual Aprender; além disso, apoia a comunidade acadêmica no que tange ao uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação, as TICs, nas aulas universitárias remotas. O Centro desenvolve, ainda, cursos de graduação, pós-graduação e extensão a distância.

Outra ação é a realização de capacitações em vários formatos relacionadas ao desenvolvimento de novos desenhos de aula, ao uso de TICs, ferramentas institucionais e ensino a distância (cursos, oficinas, lives, tutoriais, orientações ao docente), oferecendo também apoio a realização de eventos e defesas de teses e dissertações a partir da gestão de web conferências.