RECONHECIMENTO

Instituição recebe Troféu Eficiência na maior festa do desporto universitário do país. Representantes do Ministério do Esporte e da CBDU estiveram presentes

UnB nas alturas: decano André Reis, coordenador esportivo da DEL/DAC, Carlão, e diretor da DEL/DAC, Alexandre Rezende, durante cerimônia de premiação do desporto universitário.  Foto: Júlio Minasi/DEL-DAC

A instituição pública mais vitoriosa do esporte universitário em 2017 foi premiada, na noite desta quarta-feira (14), no auditório do Ministério do Esporte. Em cerimônia com atletas, dirigentes e entusiastas do esporte, a Universidade de Brasília recebeu o Troféu Eficiência da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), comenda mais importante do país no segmento. O troféu junta-se a outros três do tipo na galeria da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) da instituição.

Coube ao decano de Assuntos Comunitários, André Reis, a missão de representar a Universidade no evento, intitulado Melhores do Ano 2017. “Esse prêmio é resultado do empenho, da vontade e da dedicação dos nossos atletas”, afirmou o gestor. Ele avalia que “é preciso manter a chama acesa e cada vez mais institucionalizar as ações relacionadas ao esporte” na UnB. “Precisamos incluir o esporte nas nossas rotinas, no nosso currículo”, afirma.

Docente na Faculdade de Educação Física (FEF), Reis fez menção aos passos que a administração superior tem dado para fortalecer o esporte. “Houve a coragem e a determinação de se escolher um decano com trajetória no esporte e de se criar uma diretoria dedicada à área”, disse, em menção à DEL, instituída no ano passado.

O diretor da DEL, Alexandre Rezende, creditou conquista do Troféu Eficiência aos “atletas que se superam, ainda que muitas vezes não tenham as condições ideais de treinamento”. Ele, que também leciona na FEF, diz que ficará satisfeito se conseguir estabelecer uma política de esporte e aproximar a prática da dimensão acadêmica durante sua gestão. “Precisamos facilitar o dia a dia dos atletas e estar atentos à formação de recursos humanos.”

Para o coordenador de esporte da Diretoria, Carlos Alberto Diniz, a sensação é de dever cumprido. “Fico muito feliz e realizado com esse resultado. Só posso parabenizar os atletas e todos que apoiam o nosso esporte. Já posso encaminhar minha aposentadoria tranquilo”, brinca o servidor, que trabalha na UnB desde a década de 1980.

A Universidade de Brasília terminou 2017 na segunda posição geral entre as instituições de ensino que mais pontuaram no ranking da CBDU. Entre as públicas, a universidade da capital foi a mais bem classificada.

FESTA DO ESPORTE O presidente da CBDU, Luciano Cabral, defendeu a caminhada conjunta entre esporte e educação e o aproveitamento do legado olímpico pós Rio 2016. "Este evento de premiação é a oportunidade que temos de reconhecer e agradecer as pessoas que fazem o esporte universitário no país”, disse.

O secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Rogério Sampaio, falou da satisfação em receber a cerimônia nas dependências do órgão. Como ex-judoca olímpico, ele reforçou a necessidade de aliar formação e trajetória esportiva. “A carreira de atleta é curta. Por isso, o estudo tem fundamental importância para dar sequência à vida”, afirmou.

Lars Grael, da vela, e Leila Barros, do vôlei – hoje secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal –, foram outros ex-atletas olímpicos a participarem da cerimônia.

COMENDA E FEDERAÇÃO LOCAL A noite de gala contou com a entrega de comendas a gestores com relevantes contribuições ao esporte universitário. Pioneiro na Faculdade de Educação Física da UnB e com longa militância pelo esporte, o professor Hezir Espíndola esteve entre os homenageados.

A Federação do Desporto Universitário do Distrito Federal (Fesu) também terminou a noite premiada. O presidente da entidade, Rodrigo Faria, recebeu o Troféu Eficiência pela segunda colocação entre as 27 federações nacionais. A Fesu foi homenageada ainda como parceira institucional da CBDU.

>> Para se manter informado sobre o esporte universitário da UnB, acesse o site da DEL.