GESTÃO 2016/2020

Atendimento ao público, segurança nos campi e manutenção do patrimônio são prioridades para a administração de Valdeci Reis

Para abordar os desafios e as perspectivas de diferentes unidades acadêmicas e administrativas, a Secretaria de Comunicação entrevista gestores da Universidade de Brasília. O prefeito Valdeci Reis, servidor técnico-administrativo da Universidade há 34 anos, apresenta planos para sua gestão.

Valdeci Reis é o prefeito para a gestão 2016/2020. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Prefeitura do Campus (PRC) é um órgão auxiliar da Reitoria, instituído com o objetivo de manter os serviços de infraestrutura da UnB. A Prefeitura atua na coordenação de atividades como manutenção predial, transportes, segurança, conservação e limpeza, jardinagem, telefonia, infraestrutura, sinalização, entre outros.

Escolhido pela reitora Márcia Abrahão para atuar como prefeito do campus, Valdeci da Silva Reis é técnico em assuntos educacionais da Fundação Universidade de Brasília (FUB) desde a década de 1980. Advogado, ele possui ainda pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face).

“Acredito que fui escolhido para exercer a administração da Prefeitura pelo fato de ser bem conhecido pela reitora. Há mais de duas décadas desenvolvemos trabalhos conjuntos e sinto que ela confia na minha experiência administrativa”, declara. Confira a entrevista:

Como é administrar a cidade UnB?

Gerenciar uma instituição tão grandiosa e importante, que possui uma população circulante de cerca de 60 mil pessoas, é, realmente, um grande desafio. A Universidade de Brasília possui várias instalações físicas diferenciadas. Todo esse complexo demanda muito trabalho e dedicação constante. Pretendo, com o apoio da minha equipe técnica, agilizar os procedimentos da prefeitura e melhorar a interlocução com todas as unidades acadêmicas e administrativas.

E quais são as prioridades da sua gestão?

Pretendemos aprimorar o atendimento ao público, fortalecer a segurança nos campi e intensificar a manutenção do patrimônio da Universidade de Brasília.

A segurança no campus Darcy Ribeiro é um dos pontos mais sensíveis. Como será tratada essa questão?

Na Prefeitura do Campus, observa-se uma excepcional força de trabalho, com servidores qualificados em diversos setores da UnB. Acredito que esses servidores podem contribuir para a construção de um Plano de Desenvolvimento Institucional que venha estabelecer metas e objetivos para a segurança, que será tratada com todo o cuidado. Dessa forma, pretendemos consolidar parcerias com o sistema de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do GDF, reativar o sistema de fiscalização por meio de câmeras, realizar seminários e promover campanhas educativas junto à comunidade acadêmica.

O atendimento aos chamados será agilizado?

Esperamos que sim. Considero que as respostas aos pedidos de prestação de serviços devem ser atendidas com a máxima celeridade. O público precisa receber um feedback no menor tempo possível. A responsabilidade com a comunidade acadêmica é a principal razão do nosso esforço, no intuito de realizarmos um trabalho de excelência.