TECNOLOGIA

Abertura permite acesso a infraestrutura científica por pesquisadores e empresas. Valores arrecadados são utilizados na manutenção de equipamentos

 

O Microscópio Confocal de Varredura a Laser permite análises tridimensionais e é oferecido no laboratório. Foto: Reprodução/LMM

 

O Laboratório de Microscopia e Microanálise (LMM) do Instituto de Ciências Biológicas (IB/UnB) oferece o uso de sete equipamentos de alta qualidade para a comunidade interna e externa. Os preços por hora variam por tipo de serviço – análise ou preparo de amostras. Além disso, estudantes da UnB e de outras instituições de ensino superior pagam menos que as empresas para acessar o complexo laboratorial.

 

A abertura do LMM para a prestação de serviços de Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) e de Varredura (MEV), começou em agosto. “O laboratório fica disponível para qualquer projeto de pesquisa que seja avaliado e faça parte do desenvolvimento da busca de novos conhecimentos”, comenta a diretora do laboratório, Sônia Báo. 

Os valores dependem do tipo de serviço escolhido. Clique para ampliar a tabela. Foto: Reprodução/LMM

 

A cientista conta que o serviço mais procurado por pesquisadores é o de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), que permite a visualização das amostras em alta resolução, auxiliando pesquisas específicas e avançadas. A procura por parte das empresas ainda é baixa.

 

Além de democratizar o acesso à tecnologia qualificada da Universidade, a abertura do laboratório permite que os valores obtidos com a realização dos procedimentos seja revertido na manutenção dos equipamentos e no custeio de preparo de amostras e de apoio técnico.

 

No site do laboratório é possível agendar o horário para utilização dos aparelhos. Para isso, é necessário fazer um cadastro e apresentar um resumo do projeto, além de informar o número de amostras a serem estudadas.

 

 

 

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.